segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Sporting-Belenenses (antevisão): o dérbi das definições

Uma oportunidade para duas equipas que ainda não convenceram

Por Ricardo Gouveia       ontem às 10:13
Sporting-Belenenses (antevisão): o dérbi das definições
Acompanhe o Sporting-Belenenses no AO VIVO do Maisfutebol (20h15)

O MOMENTO

SPORTING: a pausa imposta pelos jogos das seleções não permitiu perceber desde logo se o empate no dérbi da Luz foi positivo ou apenas um mal menor. A verdade é que o novo Sporting de Marco Silva, com três golos marcados e dois sofridos nas três primeiras rondas, ainda não convenceu. O empate em Coimbra a abrir, numa altura em que a equipa estava em convulsão sobre o fecho do mercado, foi um mau arranque e a vitória sobre o Arouca na semana seguinte, arrancada nos descontos, também não contribuiu para maior motivação. Falta conhecer as consequências do empate no dérbi que entretanto já se diluiu com a referida paragem. Agora com novo dérbi à porta, desta vez em casa, em semana de Champions, falta saber que resposta é que os leões, com certeza mais serenos, vão dar.

«O fecho do mercado é importante, as notícias mexem com os jogadores»

BELENENSES: a equipa de Lito Vidigal, ao contrário do Sporting, até entrou bem na Liga com uma vitória em Penafiel (3-1), mas depois somou apenas um ponto em dois jogos no Restelo. Empatou com o Nacional (1-1) e caiu com estrondo diante do V. Guimarães (3-0). Agora os azuis voltam a jogar fora, mas visitam um campo onde já não vencem há sessenta anos. O que poderia ser um obstáculo, é «uma oportunidade» para o treinador Lito Vidigal mostrar o que vale este Belenenses.

Lito Vidigal diz que jogar em Alvalade é uma oportunidade

AUSÊNCIAS

SPORTING: Cédric ainda dá os últimos passos da recuperação e não vai estar disponível para esta noite, deixando mais uma oportunidade para Esgaio se mostrar sobre o flanco. Heldon e Jonathan da Silva ficaram de fora por opção técnica.

BELENENSES: João Afonso continua a ser a maior dor de cabeça de Lito Vidigal que também não pode contar com Rodrigo Dantas e Abel Camará por motivos físicos. Em relação há última ronda, o treinador também volta a poder contar Daniel Martins e Fábio Sturgeon. Fábio Nunes e os reforços Nélson e Ventura também se estreiam na convocatória.

DISCURSO DIRETO

Marco Silva: «Não ficámos satisfeitos com empates, no último jogo mesmo empatando em casa do rival, não ficámos satisfeitos, mas não há mais pressão - mesmo que tivéssemos vencido todos os jogos amanhã também teríamos de o fazer».

Lito Vidigal: «É uma oportunidade para os meus jogadores fazerem algo de extraordinário. O Belenenses já não ganha em Alvalade há alguns anos e este jogo é uma oportunidade para fazermos algo diferente».

HISTÓRICO
Um dérbi com raízes profundas no campeonato português com 73 jogos só em Alvalade, com clara vantagem para os leões que, em casa, somam 57 vitórias, 11 empates e apenas cinco derrotas. Uma tendência que se tem vindo a acentuar, uma vez que o Belenenses já não vence em Alvalade há sessenta anos. A última vez foi ainda no tempo do saudoso Matateu que contribuiu com dois golos para o último triunfo dos azuis em casa dos leões no longínquo ano de 1955 (2-1). Nos últimos anos, o melhor resultado da equipa do Restelo foi um nulo em 2009. Já este ano, na Taça de Honra, na pré-temporada, os leões venceram no Restelo por 2-1.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

SPORTING:


BELENENSES:


Nenhum comentário: