terça-feira, 8 de abril de 2014

Arena da Amazônia lida com problemas de acabamento e mira 100% na Copa

Arena da Amazônia lida com problemas de acabamento e mira 100% na Copa

Após primeiro evento-teste da Fifa, na partida entre Vasco e Resende, técnico Aílton Ferraz relata complicações do estádio

RAFAEL ARANTES
Amazonas - A Arena da Amazônia teve seu primeiro evento-teste para a Copa do Mundo na última semana, no jogo entre Resende e Vasco, pela Copa do Brasil, e alguns detalhes ainda separam o estádio da perfeição. O "Raio-X dos estádios" desta terça-feira mostra o ponto de vista da arena de um dos presentes no teste inaugural. O técnico Aílton Ferraz, do Resende, ainda constatou alguns problemas na área interna do estádio. Os acabamentos são os fatores que impedem o local de estar 100%. Porém, nada que tire o brilho de mais um palco do Mundial, que vai receber quatro jogos na Copa, com destaque para Inglaterra e Itália no dia 14 de junho.
"O campo em si é muito bom, bonito pra caramba! Mas ainda temos alguns problemas. Os vestiários ainda estão inacabados, em obras ainda. Alguns ainda sem ar-condicionado, soltando algumas borrachas e etc. É um estado em acabamento, nada que interferiu no jogo em si. Mas sabemos que quando terminar vai ficar show de bola", comentou Aílton.
Arena da Amazônia ainda lida com problemas
Foto:  Divulgação
Do lado oposto aos elogios para a parte interna, Aílton não escondeu a insatisfação com a logística de organização do evento-teste. Segundo o técnico do Resende, apenas a parte de deslocamento de sua equipe até o estádio deu certo.
"A única coisa que funcionou na logística foram os batedores, a parte policial e ônibus. Isso foi feito perfeitamente, muito bem planejado. No entanto, a própria chegada da equipe no Estado deixou a desejar. Enquanto o transporte nos buscou na descida do avião, nossas bagagens foram parar no saguão e não havia ninguém da organização para resolver isso. Eu mesmo tive de correr atrás", reclamou Aílton, que fez um apelo por maior atenção da organização.
"Esse foi o detalhe que deixou a desejar. Não tivemos ninguém nos acompanhando. Se era um jogo-teste precisávamos estar mais amparados pela organização", afirmou.
A Arena da Amazônia é mais um dos estádios que substitui uma antiga arena brasileira para a Copa. Construído no lugar do antigo Vivaldo de Lima, o estádio tem um orçamento que já supera os R$ 605 milhões e teve o custo de sua construção dividido em 25% pelo Governo Estadual do Amazonas e 75% pelo BNDES. A empreiteira Andrade Gutierrez foi a vencedora da licitação.
Arena vai receber quatro jogos na Copa do Mundo
Foto:  Divulgação
No processo de construção, o estádio registrou quatro acidentes fatais de operários. O primeiro foi de Raimundo Nonato Lima da Costa, quando desequilibrou-se e caiu de uma altura de cinco metros. Na madrugada do dia 14 de dezembro do mesmo ano, Marcleudo de Melo Ferreira caiu de uma altura de cerca de 35 m após o rompimento de um cabo. No mesmo dia, José Antônio da Silva Nascimento faleceu devido a uma parada cardíaca. E o último caso foi do português Antônio José Pita Martins, atingido por uma peça de guindaste na manhã do dia 7 de fevereiro de 2014.
Mesmo com o primeiro jogo-teste realizado na última semana, a inauguração oficial do estádio aconteceu no dia 9 de março, numa partida entre Nacional e Remo, válida pela Copa Verde 2014.
DataHoraPartidaFase
14/0618:00Inglaterra x ItáliaGrupo D
18/0618:00Camarões x CroáciaGrupo A
22/0618:00Estados Unidos x PortugalGrupo G
25/0616:00Honduras x SuíçaGrupo E



    Nenhum comentário: