quinta-feira, 10 de abril de 2014

Falhas individuais, escorregão... Os erros e a queda do Fla na Libertadores

Falhas individuais, escorregão... Os erros e a queda do Fla na Libertadores

Rubro-Negro perde para o León no Maraca e sacramenta mais uma decepção para a sua torcida na competição continental

O DIA
Rio - O cenário de festa mais uma vez se transformou em decepção para a torcida rubro-negra. O Flamengo dependia só de si. O Maracanã lotado seria o combustível rumo à classificação. Seria... O León colocou o time carioca na roda e aprontou, vencendo por 3 a 2 e eliminando o Fla: nova frustração no Maraca, palco da queda para o América-MEX, em 2008. Os mexicanos, por sinal, assombraram o Flamengo de novo. Um misto de vacilos e falhas individuais, além de lesões e tropeços no Maraca, deixou o time de Jayme de Almeida no meio de caminho.
Flamengo voltou a ser eliminado em jogo trágico na Libertadores
Foto:  André Mourão / Agência O Dia
Logo na primeira partida o Flamengo ficou ciente das dificuldades que iria encontrar pela frente. A estreia contra o León, no México, foi com derrota. O placar de 2 a 1 para os donos da casa começou assustando o Fla. De cara um erro complicou a vida rubro-negra. Amaral foi expulso aos 12 minutos do primeiro tempo. O Rubro-Negro saiu atrás do marcador, conseguiu empatar, mas não resistiu, perdendo na estreia na Libertadores.
Contra o Léon, no México, André Santos cometeu pênalti infantil
Foto:  Efe
Com apoio da torcida, o Flamengo conseguiu se recuperar no duelo com o Emelec, no Maracanã, com vitória por 3 a 1. No dia seguinte, a Nação ainda comemorou a permanência de Hernane. O jogo seguinte no Maior do Mundo teve gosto de decepção. Na terceira rodada, contra o Bolívar, o Rubro-Negro começou perdendo, mas viu Everton virar a partida. No entanto, menos de dez minutos após o gol que deu a vantagem ao time da casa, os visitantes empataram e protagonizaram o primeiro grande tropeço inesperado do Fla, em jogo de falhas individuais da zaga carioca. A situação do clube começou a ficar complicada na Libertadores.
O drama do Flamengo aumentou na altitude de La Paz. O Rubro-Negro escorregou de novo. O Bolívar venceu por 1 a 0, gol de pênalti, após infração cometida por Samir logo no início do jogo - o zagueiro se desequilibrou, caiu no gramado e fez falta dentro da área. O Fla sofreu com os efeitos de atuar a 3.660 metros acima do mar e não teve forças para reagir. Com a derrota, o clube carioca caiu para a lanterna do Grupo 7.
Na altitude e com falha individual e novo pênalti, Flamengo perdeu para o Bolívar
Foto:  Efe
O jogo contra o Emelec virou decisivo. O Flamengo precisava empatar para se manter vivo e lutar pela classificação na última rodada. O Rubro-Negro marcou logo de início. O duelo ganhou contorno de drama. Após erro de Recife, Welinton, improvisado na lateral direita, cometeu pênalti. O clube equatoriano empatou o duelo e passou a pressionar o Fla. Nos acréscimos, Paulinho surgiu como herói e marcou após lançamento de Negueba. O cenário mudou: o Flamengo, agora, dependia apenas de si para avançar.
A Nação foi ao Maracanã apoiar o time na classificação. Porém, viveu mais uma noite de decepção na Libertadores. E novamente com um algoz mexicano. O León colocou o Flamengo na roda e ganhou por 3 a 2, eliminando o Rubro-Negro.
Lesões, falhas, 'estranhos no Ninho'...
O drama rubro-negro na Libertadores pode ser explicado pela soma de erros individuais, lesões (além de um elenco limitado) e tropeços no Maracanã. O Flamengo não se "cansou" de falhar, sobretudo defensivamente (escorregões, pênaltis bobos e vacilos na zaga). A missão ficou ainda mais complicada diante de tantas lesões (Léo Moura, André Santos, Cáceres, Elano e Hernane perderam alguns jogos da Libertadores). Para "completar", o Maracanã foi palco de "estranhos no Ninho". O aproveitamento do time em sua casa deixou a desejar, com apenas uma vitória, um empate e uma derrota.
No Maracanã, Flamengo amargou empate com o Bolívar: foi o primeiro tropeço no estádio na Libertadores
Foto:  Efe
Nova decepção
O Flamengo vem decepcionando seus torcedores quando o assunto é Libertadores, sobretudo a partir dos anos 2000. O retrospecto rubro-negro nas últimas participações é desanimador. Em 2012, o Flamengo também caiu logo na primeira fase. E com requintes de crueldade. Na última rodada da fase de grupos, o Fla venceu o Lanús, mas um gol do Emelec no fim do jogo contra o Olimpia eliminou o time. Jogadores como Love e Bottinelli ficaram desolados no gramado. O atacante chegou a chorar.
Com o Império do Amor, dupla formada por Adriano e Vagner Love, o Flamengo sofreu, mas avançou às oitavas de final em 2010. Porém, caiu no mata-mata para a Universidad de Chile, com um gol de cobertura de Montillo.
O vexame na Libertadores de 2008 foi maior. O clima era de festa após o título Carioca e ainda tinha o adeus a Joel Santana, que se despedia rumo à África do Sul. O Maracanã lotado ficou calado ao presenciar o carrasco Cabañas marcar duas vezes na vitória do América-MEX por 3 a 0 nas oitavas de final.
O Flamengo também parou nas oitavas de final da Libertadores de 2007. O algoz da ocasião foi o Defensor, de Uruguai. Fora de casa, o Rubro-Negro perdeu por 3 a 0. A vitória do Fla por 2 a 0 no Maracanã de nada adiantou.
Em 2002, o Flamengo amargou sua pior campanha na Libertadores. O Rubro-Negro caiu logo na primeira fase e conquistou apenas quatro pontos, com uma campanha de uma vitória (sobre o Once Caldas, no Maracanã), um empate (com Olimpia, no Maraca) e quatro derrotas (para Once Caldas, Universidad Católica - duas vezes - e Olimpia).

    Nenhum comentário: