segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Pezão e Crivella fecham alianças nesta segunda

Pezão e Crivella fecham alianças nesta segunda

Governador cancelou agenda, e Crivella, que deve receber apoio do PT, se reuniu com coordenação de campanha

O DIA
Rio - A segunda-feira do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e do senador Marcelo Crivella (PRB), que agora disputam o governo do Rio, no segundo turno, será decisiva para a campanha dos candidatos. A previsão é de que os dois formem as novas alianças para concorrer a vaga no segundo turno. Conforme O DIA adiantou no sábado, o PT do Rio deve oficializar ainda hoje o apoio a Crivella.
Na corrida para o apoio na campanha, Pezão, que teve 40,57% dos votos válidos, chegou a cancelar a sua agenda desta segunda-feira, quando o governador faria uma caminhada na Rocinha, a partir das 13h30. Já Crivella, que recebeu 20,26% dos votos dos eleitores fluminenses, está em reunião com a sua coordenação de campanha para definir estratégias para o segundo turno. 
Candidato à reeleição, o governador Pezão saiu na frente no primeiro turno, com 3,2 milhões de votos
Foto:  Ernesto Carriço / Agência O Dia
Crivella, que após o resultado anunciou que procuraria todos os partidos, deve receber o apoio também de Garotinho. “Vou falar com o Psol, com Garotinho, com Lindberg”, declarou, acrescentando que seus prováveis aliados não irão necessariamente interferir num possível governo.
A possibilidade não assusta Pezão, entretanto: “Antes, eu apanhava dos quatro. Agora, vou apanhar só de um. Tenho ótimo relacionamento com o Lindberg e vou procurar o PT.” Ele acrescentou ainda que vai procurar todos partidos, inclusive o PR de Garotinho.
Crivella contraria pesquisas e passa Garotinho
Com a diferença exígua de 42.654 votos para o deputado federal Anthony Garotinho (PR) e contrariando todas as indicações das pesquisas de intenção de voto, o senador Marcelo Crivella (PRB) ficou com a vaga para o segundo turno e enfrentará o governador e candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão (PMDB). É a primeira vez que ele passa para o segundo turno em disputas para cargos executivos — prefeito e governador. Foram 1.619.165 de votos para o senador, totalizando 20,26% do total de válidos.
'Pesquisas não decidem pelo eleitor', disse Crivella, depois de passar Garotinho e confirmar sua candidatura na disputa do segundo turno
Foto:  Carlo Wrede / Agência O Dia
“Pesquisas não decidem pelo eleitor”, disse ele em coletiva após a apuração das urnas, aproveitando para cutucar o adversário: “Eles fizeram campanha esbanjando dinheiro.” Pezão, o preferido para 40,57% dos eleitores, recebeu 3.242.513 de votos. Para ele, este número significa a aprovação do governo Sergio Cabral (PMDB), do qual era vice e secretário de Obras. “Quem defendeu o governo fui eu”, disse ele quando perguntado sobre ter ‘escondido’ o aliado durante os programas de TV. Negou também que Crivella represente maior dificuldade na campanha.
O crescimento do senador nas pesquisas não foi detectada nem na boca de urna do Ibope, que cravou 34% para o governador e 28% para Garotinho, que, de fora, recebeu 19,73% dos votos válidos, totalizando 1.576.511. O instituto não acertou a percentagem de nenhum dos candidatos ao governo do estado. “Houve um problema e vamos ter que ver o que aconteceu. Não conseguimos captar este movimento do Crivella. Pode ter sido raiva de Garotinho ou voto envergonhado no senador. No entanto, temos de admitir nosso erro e apurar o que aconteceu”, considerou o presidente do instituto de pesquisas Ibope, Carlos Augusto Montenegro. 
Dos 12,1 milhões de eleitores, 20,11% (2.440.581) não compareceram às urnas. Em 2010, 21,03% dos eleitores faltaram. Ao contrário do que se esperava, após as manifestações de junho do ano passado, não houve diferença significativa nos votos brancos (6,12%) e nulos (11,44%). No último pleito presidencial, 11,39% votaram nulo; e 6,13%, branco.

    Nenhum comentário: