sábado, 10 de agosto de 2013

Visita surpresa no Vaticano

Visita surpresa no Vaticano

Sem avisar, Papa Francisco aparece em área industrial e cumprimenta trabalhadores

O DIA
Cidade do Vaticano - O estilo simples e descontraído do Papa Francisco de se aproximar das pessoas — uma das marcas da sua visita ao Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude, no mês passado — continua surpreendendo católicos em todo o mundo. Na última sexta-feira, Jorge Mario Bergoglio protagonizou dois desses momentos, que tornam seu pontificado mais humano. 

Por volta das 9h, o Papa visitou de surpresa a pequena área industrial da Cidade do Vaticano. Lá, saudou carpinteiros e operários com afagos, apertos de mão e o largo sorriso, também uma de suas marcas registradas. “Ele chegou de improviso, sem que ninguém tivesse nos avisado. Imagine como ficamos atônitos”, contou um dos carpinteiros ao jornal ‘L’Osservatore Romano’, que registrou o encontro inesperado. 

O Papa chegou com um carro normal, com placa italiana, acompanhado pelo monsenhor Fabián Pedacchio Leaniz. A visita surpreendeu até mesmo os jornalistas, que trabalham ao lado da área industrial do Vaticano e correram até as janelas para aplaudir o pontífice, que retribuiu o carinho com um aceno.
OFICINA DE FERREIROS 
O Papa Francisco entrou primeiro na carpintaria, entreteve-se em volta dos balcões com os empregados que o fitavam com olhos arregalados. Depois foi à oficina dos ferreiros e à central térmica, onde ouviu com interesse as explicações de um trabalhador do turno matutino, apertou a mão dos outros três que saíram, admirados, por detrás das grandes turbinas da central e depois de alguns passos, chegou à oficina hidráulica. Tudo isso em pouco menos de 20 minutos.

Um tempo breve, mas suficiente para conhecer pessoalmente um ângulo pouco visível mas importante do mundo vaticano, cujas estruturas remontam aos primeiros anos do Pontificado de Pio XI. 

O Papa Francisco também havia surpreendido ao telefonar pessoalmente para consolar um cidadão italiano, que escreveu uma mensagem para o pontífice no Facebook, lamentando a morte do irmão. “Foi uma emoção única”, descreveu Michel Ferri.
    Tags: Vaticano , Papa , Francisco

    Nenhum comentário: