sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Brasil foge de 'Grupo da Morte' e vai estrear contra a Croácia na Copa 2014

Brasil foge de 'Grupo da Morte' e vai estrear contra a Croácia na Copa 2014

México e Camarões são os outros adversários da seleção brasileira na fase de grupos do Mundial

O DIA
Bahia - Croácia, México e Camarões. São estes os adversários do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo de 2014. Longe de um possível grupo da morte, a seleção brasileira fará sua estreia contra os croatas, em São Paulo, seguido pelo confronto com México, em Fortaleza, e encerrando com Camarões, em Brasília.
>>> LEIA MAIS: Fernanda Lima rouba e cena e repercute no Twitter>>> LEIA MAIS: 'Esta Copa ficará marcada para sempre', avisa Dilma

O Grupo da Morte ficou por conta da quarta chave. O sorteio determinou que Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália estarão disputando as duas vagas do Grupo D da Copa de 2014. Com o histórico dividido, a chave mais difícil promoverá o duelo entre as duas potências europeias logo como o primeiro duelo das seleções, em Manaus.
>>> FOTOGALERIA: As imagens do sorteio dos grupos da Copa>>> LEIA MAIS: Felipão analisa: 'Não tem grupo fácil nesta Copa do Mundo'
A estreante Bósnia caiu no Grupo F, com Argentina, Irã e Nigéria. Enquanto isso, outro confronto de peso na primeira rodada será no Grupo G, entre Alemanha e Portugal, em Salvador.
Mandela foi homenageado durante o sorteio
Foto:  Efe
Uma grande homenagem a Nelson Mandela foi responsável pela abertura da cerimônia. O líder dos Direitos Humanos, que faleceu na última quinta-feira e participou da final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, foi lembrado pela Fifa com um belo clipe. Em seguida, a apresentação de Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert iniciou as atividades do evento na Costa do Sauípe.
O primeiro ato ficou por um clipe de lançamento da Copa do Mundo do Brasil, com a apresentação de Alcione e Emicida cantando a música Brasil Pandeiro. Em seguida, a entrada de Joseph Blatter e Dilma Rousseff marcou o início oficial da celebração com um minuto de silêncio em sinal de mais uma homenagem a Nelson Mandela. Logo após, Dilma e Blatter comentaram sobre a expectativa do Mundial do ano que vem e garantiram que a competição será muito especial.
"Esta Copa ficará marcada para sempre. O Brasil respira futebol, nosso povo ama este esporte. Será uma oportunidade de nos reencontrarmos com a competição e dos visitantes conhecerem ainda mais a nossa terra, que aceitou o desafio de acabar com a miséria e criar oportunidades para todos", disse Dilma, que teve o discurso reforçado por Blatter: "Estava na hora de o Brasil se reencontrar com o Mundial", acrescentou.
Dilma mostra ansiedade por Copa de 2014
Foto:  Efe
Após os discursos de Dilma e Blatter, o técnico da Espanha Vicente del Bosque compareceu ao palco e entregou a taça conquistada pela Espanha em 2010 para os apresentadores, simbolizando o reinício da disputa e projetou um grande desafio para os atuais campeões: "Sei que será difícil, teremos excelentes rivais", disse Vicente, que viu, em seguida, Alexandre Pires e Vanessa da Mata interpretarem a música "Um a zero", de Pixinguinha.
Após um clipe apresentando as 15 primeiras seleções que irão disputar a Copa, o ex-atacante Ronaldo subiu ao palco e comentou a sensação de participar da organização do Mundial: "Tenho certeza que um trabalho de anos e de milhares de pessoas será recompensado ao entregarmos a melhor e maior Copa de todos os tempos".
Depois da aparição de Ronaldo, Bebeto e Marta subiram ao palco para apresentar Fuleco, a mascote da Copa: "O Fuleco é um bebezão. Ainda bem que tenho como companheiros a Marta e o Ronaldo para organizar esse desafio", disse Bebeto.
Pelé também marcou presença antes do início do sorteio e fez questão de lembrar uma velha história para comentar seu desejo de ver o Brasil campeão em 2014: "Tenho uma confiança muito grande no Brasil e acho que vamos disputar a final. Tem uma coisa que já falei algumas vezes, mas não sai da minha memória. Vi meu pai chorando quando o Brasil perdeu a Copa de 1950 e não quero que meus filhos me vejam chorando nesta Copa. Quero dizer a toda a família do futebol mundial que o nosso país está esperando vocês de braços abertos", comentou Pelé, último convidado antes do início do sorteio, feito pelos grandes ídolos Ghiggia, Hurst, Kempes, Canavarro, Matthaus Cafú, Zidane e Hierro. A festa foi encerrada com a apresentação de Margareth Menezes e Olodum, numa homenagem à Bahia.
Confira os grupos da Copa do Mundo de 2014:
Grupo A:
Brasil
Croácia
México
Camarões
Grupo B:
Espanha
Holanda
Chile
Austrália
Grupo C:
Colômbia
Grécia
Costa do Marfim
Japão
Grupo D:
Uruguai
Costa Rica
Inglaterra
Itália
Grupo E:
Suíça
Equador
França
Honduras
Grupo F:
Argentina
Bosnia-Hezergovina
Irã
Nigéria
Grupo G:
Alemanha
Portugal
Gana
Estados Unidos
Grupo H:
Bélgica
Argélia
Rússia
Coreia do Sul

    Nenhum comentário: