Grupo da Morte: três campeãs mundiais e o maior desafio da Copa do Mundo
Grupo da Morte: três campeãs mundiais e o maior desafio da Copa do Mundo
Uruguai, Itália e Inglaterra estão no Grupo D ao lado da 'zebra' Costa Rica. Algum gigante vai ficar pelo meio do caminho...
RAFAEL ARANTES E ULISSES VALENTIM
Rio - Três campeãs mundiais no mesmo grupo. Assim ficou definido o Grupo da Morte da Copa do Mundo de 2014. Uruguai, Itália e Inglaterra estão juntas no Grupo D do Mundial do ano que vem. As favoritas, que também contam com a presença da Costa Rica na chave, terão pela frente o maior desafio da competição, que terá pelo menos uma potência eliminada na primeira fase.
O histórico dos Grupos da Morte marcou época nas Copas do Mundo. Nas últimas cinco edições do Mundial, um misto de zebras e favoritos protagonizaram o decorrer da primeira fase. Em 1994, a chave mais difícil, com Nigéria, Bulgária, Argentina e Grécia, emplacou três classificados, deixando apenas a Grécia fora das oitavas de final. Naquela época,
Valcke sorteia Uruguai como cabeça de chave. Semblantes parecem prever o grupo mais difícil da Copa
Foto: Reuters
Em 1998, a zebra tomou conta do Mundial. No torneio realizado na França, as favoritas Bulgária e Espanha foram eliminadas por Paraguai e Nigéria no Grupo D da primeira fase. O fato se repetiu em 2002, quando a time de astros da Argentina foi na fase de grupos após um empate com a Suécia, que se classificou ao lado Inglaterra.
No entanto, nas últimas duas edições os favoritos não tiveram problemas mesmo no grupo mais difícil. Em 2006, Argentina e Holanda deixaram Costa do Marfim e Sérvia para trás no Grupo C, e em 2010 Brasil e Portugal passaram sem problemas por Costa do Marfim e Coreia do Norte, equipe que foi o "saco de pancada" da competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário