quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Mangueira vai reabrir Palácio do Samba com grande festa no sábado

Mangueira vai reabrir Palácio do Samba com grande festa no sábado

Após obras estruturais, escola retoma atividades na quadra com feijoada

O DIA
Rio - Depois de dois meses de obras estruturais e de modernização, a quadra da Estação Primeira de Mangueira reabrirá no próximo sábado, dia 10, com a tradicional feijoada da escola.
O prédio da entrada – que é tombado pela Patrimônio Histórico e abriga um auditório, o Centro de Memória e a área VIP dos eventos - foi totalmente recuperado. O telhado de toda a área foi reformado e o teto retrátil voltará a funcionar. Os banheiros são novos e ganharam até sistema de exaustão.
Quadra da Mangueira foi totalmente reformada e ganhou pintura
Foto:  Divulgação

Interditada há seis meses pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, a quadra teve que se adaptar às novas exigências de segurança. Agora o espaço conta com duas saídas de emergência. Uma delas foi criada na lateral esquerda e possui nove metros de diâmetro.
Nova saída de emergência
Para construir esta saída, a agremiação precisou comprar a casa onde viveu Mestre Delegado, posteriormente demolida para abrir caminho até a rua. A outra saída de emergência fica na entrada e conta com 15 metros. A entrada da quadra também ganhou roletas móveis e modernas.
Palácio do Samba ganhou saída de emergência e reforma total nos camarotes e instalações elétricas
Foto:  Divulgação

A quadra não era reformada desde a década de 1970 e foi encontrada pela nova administração em péssimo estado de conservação e de estrutura. “Recuperamos inclusive os tons originais de verde e rosa previstos no estatuto de criação da escola”, informou o presidente Chiquinho da Mangueira.
Rosa, Carlinhos de Jesus e porta-bandeira Squel serão apresentados
A reabertura da quadra será da forma mais tradicional possível: às 10h, as escadarias do Palácio do Samba serão lavadas pelas baianas com água do mar, do rio e de cachoeira, além de água de cheiro.
Chiquinho da Mangueira posa no palanque da bateria. Diretoria fará homenagem a Mestre Tinguinha, fundador da ala, na parede
Foto:  Divulgação
Ao meio-dia os portões serão abertos ao público, que poderá se divertir com uma roda de samba comandada pelos grupos Art Júnior e Regente. Depois haverá show com o cantor Reinaldo, o Príncipe do Pagode.

A feijoada será servida até 19h, quando a programação será encerrada com show da bateria “Tem que respeitar meu tamborim”, regida por Mestre Ailton. Sambas antológicos da Mangueira serão relembrados na voz de Luizito, intérprete oficial da agremiação.
O ingresso custa R$ 30 e já inclui a feijoada. Durante o evento, o presidente Chiquinho da Mangueira vai apresentar as novas contratações, entre elas a carnavalesca Rosa Magalhães, o coreógrafo Carlinhos de Jesus e a porta-bandeira Squel.

No carnaval 2014, a escola apresentará o enredo “A festança brasileira cai no samba da Mangueira” e será a quarta escola a desfila no domingo de carnaval.

    Nenhum comentário: