sábado, 27 de julho de 2013

Jane Austen terá retrato estampado em notas de 10 libras Após uma petição assinada por 35 mil pessoas, Jane Austen terá o seu rosto estampado no dinheiro inglês.

Jane Austen, grande nome da literatura britânica, terá o seu retrato estampado nas notas de 10 libras. Desta forma, a imagem da escritora vai substituir a de Charles Darwin. O anúncio sobre a mudança na cédula foi feito nesta quarta-feira (24) pelo Banco da Inglaterra.
645019 Jane Austen terá retrato estampado em notas de 10 libras 2 Jane Austen terá retrato estampado em notas de 10 librasJane Austen será homenageada na nota de 10 libras. (Foto:;Divulgação)

JANE AUSTEN NA NOTA DE 10 LIBRAS

Os rostos de diferentes personalidades britânicas aparecem no dinheiro desde 1970. Todas as cédulas também são estampadas com o retrato da rainha Elizabeth II. Jane Austen, por sua vez, será a terceira mulher a receber uma homenagem como esta.
Em abril deste ano, foi anunciada a troca das cédulas de 5 libras. Atualmente elas exibem a imagem de Elizabeth Fry, mas a partir de 2016 elas farão uma homenagem a Winston Churchill. Esta mudança despertou a preocupação das feministas, que começaram a temer o fato da rainha britânica ser a única mulher nas notas de libra.
645019 Jane Austen terá retrato estampado em notas de 10 libras Jane Austen terá retrato estampado em notas de 10 librasFeministas elaboraram uma petição para que uma mulher fosse homenageada. (Foto:Divulgação)
As feministas da Inglaterra resolveram fazer uma petição para que uma mulher fosse homenageada na nota de 10 libras. O documento conseguiu 35 mil assinaturas e o nome de Jane Austen foi finalmente anunciado para a substituição.
Banco da Inglaterra foi acusado de varrer as mulheres da história do país. No entanto, a instituição garantiu que esta não foi a verdadeira intenção das mudanças. Mark Carney, diretor do banco, declarou: “Jane Austen merece um lugar no círculo de figuras históricas em nosso dinheiro”.
  
As notas estampadas com a imagem de Jane Austen entram em circulação a partir de 2017.

VIDA E CARREIRA DE JANE AUSTEN

Jane Austen nasceu em Steventon, no dia 16 de dezembro de 1775. Ela pertencia a uma burguesia agrária e tinha sete irmãos.
O principal livro escrito por Jane Austen foi “Orgulho e Preconceito”. Quando a autora finalizou a sua obra, ela tinha completado 21 anos de idade. No entanto, o lançamento ocorreu apenas em 1813.
645019 Jane Austen terá retrato estampado em notas de 10 libras 1 Jane Austen terá retrato estampado em notas de 10 librasJane Austen é famosa pelo romance 'Orgulho e Preconceito'. (Foto:Divulgação)
“Orgulho e Preconceito” vendeu cerca de 20 milhões de cópias ao redor do mundo. O grande clássico da literatura inglesa conta a história de Elizabeth Bennet, uma jovem que vive em plena aristocracia. Entre os temas que são debatidos no livro, vale ressaltar educação, moral e casamento.
Durante sua vida, Jane Austen escreveu seis romances. Ela estudou fora de casa junto com sua irmã Cassandra e sempre demonstrou muito amor pelos livros.
Em 1815, Jane Austen começou a sentir os primeiros sintomas da doença que a mataria, como dores nas costas, fraqueza e cansaço. A escritora faleceu no dia 18 de julho de 1817, com apenas 41 anos de idade.

Nenhum comentário: