sábado, 27 de julho de 2013

Chromecast: pendrive que transforma TV em Smart TV Conectado na porta HDMI do televisor, o aparelho leva áudio, imagens e outros tipos de conteúdos direto dos dispositivos móveis e PC para a tela da TV.

Google apresentou um novo dispositivo que, funcionando em conjunto com smartphones, tablets ou computadores, permite transformar qualquer televisor, que possua entrada HDMI, em uma Smart TV.
644835 chromecast pendrive que transforma tv em smart tv 600x600 Chromecast: pendrive que transforma TV em Smart TVO novo dispositivo lançado pelo Google leva vários tipos de conteúdos do PC, smartphone ou tablet direto para a tela da TV (Foto: Divulgação)
Intitulado “Chromecast”, o pequeno aparelho, que se assemelha a um pendrive, traz uma versão simplificada do sistema operacional Chrome OS e conectividade Wi-Fi, possibilitando que qualquer conteúdo manipulado no PC ou em dispositivos móveis nas proximidades seja visualizado na tela da TV.
O equipamento foi revelado ao público durante um evento da gigante de buscas na Califórnia (EUA), no qual também foram apresentados o novo Android 4.3 Jelly Bean, que traz uma série de aperfeiçoamentos, e a nova geração do tablet Nexus 7, que ganhou uma câmera traseira e tela de altíssima definição.

COMO FUNCIONA O CHROMECAST

Assim que é conectado ao televisor, via entrada HDMI, o pendrive que transforma TV em Smart TV já está apto a se integrar, através da rede sem fio, a qualquer tablet, computador ou PC que esteja por perto.
  
A partir daí, o usuário pode visualizar, no televisor, todo o conteúdo de vídeo e áudio que estiver armazenado em um desses dispositivos, podendo ver, por exemplo, filmes salvos em cartões de memória, fotos registradas com a câmera do celular e ouvir as músicas guardadas na memoria desses aparelhos.
Dá até mesmo para usar vários aplicativos e acessar a internet por meio desses dispositivos e visualizar o navegador na televisão, como se ela fosse uma TV inteligente, controlando todas as ações através do celular, tablet ou PC.

OUTROS RECURSOS DO CHROMECAST

644835 chromecast pendrive que transforma tv em smart tv 1 600x600 Chromecast: pendrive que transforma TV em Smart TVO Chromecast deve ser conectado à entrada HDMI do televisor (Foto: Divulgação)
E nos aplicativos compatíveis com o Chromecast, que fazem a transmissão de conteúdos via streaming, como o YouTube e o Netflix, por exemplo, basta tocar no botão “Cast” para dar início à transmissão das imagens para a TV.
Nesse caso, os conteúdos vão direto da nuvem para o Chromecast, sem passar pelo dispositivo utilizado para comandar a exibição, diminuindo os gastos com a bateria e possibilitando que o aparelho seja usado simultaneamente com outra aplicação.
De acordo com o Google, o pendrive que transforma TV em Smart TV possui compatibilidade com Android, iPhone, iPad, Windows e Mac OS. No caso do Windows, ele funciona em conjunto com o navegador Chrome.

PREÇO DO CHROMECAST

644835 chromecast pendrive que transforma tv em smart tv 2 600x600 Chromecast: pendrive que transforma TV em Smart TVFotos, vídeos, aplicativos e outros tipos de conteúdos passam do dispositivo móvel direto para a TV (Foto: Divulgação)
Já à venda nos Estados Unidos, onde o primeiro lote do produto se esgotou em pouco mais de 20 minutos, o preço do Chromecast é de US$ 35,00, o equivalente a R$ 78,62, pela cotação do dia 25 de julho de 2013.
O dispositivo é comercializado através do Google Play e também pode ser encontrado nas lojas virtuais Amazon e Best Buy. Quem adquirir o equipamento ganha três meses de assinatura do Netflix.
Ainda não se sabe quando o Chromecast será disponibilizado em outros países.

Nenhum comentário: