sábado, 27 de julho de 2013

Mais Médicos: cerca de 50% com registros inválidos

Mais Médicos: cerca de 50% com registros inválidos

STF nega pedido de suspensão. Programa tem 18.450 inscritos e 8.307 aparecem com irregularidades. Sabotagem é investigada

O DIA
Rio - O Programa Mais Médicos teve a inscrição de 18.450 profissionais. No entanto, cerca de 50% dos inscritos — 8.307 candidatos — aparecem com registros inválidos nos conselhos regionais de medicina. Isto reforça a suspeita do Ministério da Saúde de que pode ter acontecido um sabotagem ao programa. Ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de liminar para suspensão do programa feito pela Associação Médica Brasileira (AMB).
De 18.450 inscrições, 1.920 são de estrangeiros, correspondente a 10,4% do total, com registro em 61 países diferentes. Além disso, um grupo de 1.270 profissionais é de residentes. Se quiserem participar, terão que apresentar um documento mostrando que estão desligados do curso.
Os profissionais que já entregaram toda a documentação somam 3.123. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as inscrições precisam ser validadas até amanhã. Os erros poderão ser corrigidos, caso tenham sido feitos por engano. Do total, 15,3 mil médicos têm que finalizar o cadastro.
Entre os municípios prioritários para o programa, 3.511 também se inscreveram para receber médicos. De acordo com o Ministério da Saúde, as cidades apresentaram capacidade para 15.460 profissionais na atenção básica.
‘Política pública de importância social’
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, justificou o motivo de ter negado o pedido de liminar para suspensão do Programa Mais Médicos feito pela Associação Médica Brasileira.
“O que foi contestado configura uma política pública de importância social, sobretudo diante da comprovada carência de recursos humanos no âmbito do Sistema Único de Saúde. Assim, o cenário indica a existência de perigo. A demora de fato existe, porém milita em favor da população”, afirmou.



    Nenhum comentário: