quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Slackline: saiba mais sobre o esporte O Slackline é um novo esporte que desafia o praticante a se equilibrar em uma espécie de corda bamba.

Os brasileiros estão sempre em busca de esportes diferentes para praticar e conquistar um bom condicionamento físico. Recentemente, eles foram cativados pelo Slackline.
647314 Slackline saiba mais sobre o esporte 1 Slackline: saiba mais sobre o esporteO desafio do esporte é se equilibrar numa fita. (Foto:Divulgação)

O QUE É O SLACKLINE?

Slackline é um esporte no qual o principal objetivo consiste em manter o equilíbrio sobre uma fita de nylon, que costuma ser estreita e flexível. Para aumentar o grau de dificuldade, o praticante do esporte pode fazer manobras sobre a fita.
prática do Slackline começou em meados da década de 80, nos campos de escalada do Vale de Yosemite, nos Estados Unidos. Os escaladores faziam pausas nas atividades típicas para utilizar o equipamento em outros fins, como é o caso das fitas de escaladas.
O Slackline, também chamado de corda bamba, é constantemente comparado ao cabo de aço usado pelos equilibristas de circo. A fita utilizada no esporte tem cerca de fita de 15 metros e 50mm de largura. A montagem do equipamento é muito simples: basta esticar a fita elástica entre dois pontos que podem ser duas árvores. A altura da instalação varia de 30 cm a 1 m do chão.
647314 Slackline saiba mais sobre o esporte Slackline: saiba mais sobre o esporteO Slackline tem benefícios físicos e mentais. (Foto:Divulgação)
Os benefícios do Slackline são físicos e mentais. A atividade diminui o estresse, ajuda a queimar calorias, melhora o equilíbrio emocional, proporciona consciência corporal, aprimora o potencial de concentração, melhora o autocontrole, fortalece a musculatura, desenvolve habilidades motoras e tonifica diversas partes do corpo.
  
Pessoas de 5 a 80 anos podem praticar o Slackline. A atividade vem conquistando principalmente os surfistas, skatistas e escaladores, pois é considerada uma forma divertida de treinar para outras modalidades esportivas.
É possível encontrar na internet lojas especializadas na comercialização de equipamentos para praticar Slackline, como as fitas específicas, os protetores de árvores e a catraca de segurança. Netshoes, Loja Nerea e Universo Slackline já fazem sucesso com as vendas.

MODALIDADES DE SLACKLINE

647314 Slackline saiba mais sobre o esporte 2 Slackline: saiba mais sobre o esporteO slackline tem diferentes modalidades. (Foto:Divulgação)
No Brasil, o Slackline é normalmente praticado na praia, contando com a ajuda de dois coqueiros. No entanto, existem outras modalidades do esporte que fazem sucesso pelo mundo a fora, como o Highline (alturas superam 5 metros), Longline (fita mais longa, proporcionando uma distância de 20 metros), Waterline (fita instalada sobre um ambiente com água), Jumpline (praticante executa giros e saltos) e Trickline (posições estáticas).
No início, o Slackline se revela um esporte bem complicado, que testa principalmente o domínio sobre o corpo.  A prática, no entanto, faz com que o indivíduo melhore o seu desempenho sobre a fita. Na medida em que o grau de dificuldade aumenta, pode ser necessário o uso de equipamentos de segurança para que não haja riscos de lesões.

Nenhum comentário: