domingo, 13 de outubro de 2013

Ana Cecília Romeu: Tem bruxa boazinha?

Ana Cecília Romeu: Tem bruxa boazinha?

Essa foi a pergunta que minha filha me fez depois de mais um livrinho que li para ela

O DIA
Rio - “Tem bruxa boazinha?” Essa foi a pergunta que minha filha me fez depois de mais um livrinho que li para ela.
A criança que tem contato com literatura é estimulada na imaginação, criando cenários, personagens, histórias; adquire cultura; expande referências; amplia a comunicação e pode ter mais facilidade no domínio da escrita e gosto pelos futuros livros didáticos.
Pais deveriam se preocupar em ler livros aos filhos desde bebezinhos, independentemente do trabalho que é desenvolvido nas pré-escolas. Ler para seu filho que ainda não é alfabetizado ajuda a aumentar o vínculo familiar ao tratar-se de uma experiência compartilhada. Os pais passam a mensagem às suas crianças de que ler é uma coisa legal e pode ser um lazer familiar.
Hoje em dia, o mercado editorial possui publicações para crianças desde a mais tenra idade. Para bebês, existem uns de pano que se assemelham a almofadas, onde eles podem aprender o ritual de virar a página e receber estímulos de tato, audição, visão e olfato. Na sequência, livros para todas as idades, com ilustrações, alto-relevo e recursos que os assemelham aos brinquedos que se dispõem atualmente, tornando-os mais atrativos.
Em família, fizemos a ‘hora do conto’, algumas vezes por semana. Minha filha escolhe um livrinho, lemos interpretando vozes, mudando entonações; assim todos participam da ‘brincadeira’. Ainda fizemos perguntas para auxiliar a interatividade, para que ela crie uma continuação para a história ou insira personagens diferentes. Isso possibilita uma nova experiência com a mesma publicação a cada leitura e desenvolve a criatividade e a imaginação.
Quando um filho passa a se interessar pelo mágico mundo da literatura, todo pai pode ter certeza de que está no caminho certo. Se, ao entrar numa livraria, a reação dele é como se estivesse numa loja de brinquedos, ou ainda pedir para lermos mais um livrinho, nos sentiremos inseridos nesse faz de conta. Na admirável Terra das Letras, que nos permite construir um reino soberano partilhado com quem mais amamos.
Ana Cecília Romeu é publicitária e escritora

    Nenhum comentário: