Rio -  Com a chegada do verão, as chuvas se tornam cada vez mais frequentes e intensas e os alagamentos passam a ser figurinhas fáceis em nossa cidade. Para evitar dores de cabeça e grandes prejuízos no seu bolso, Automania reuniu uma série de dicas que são uma verdadeira mão na roda na hora de enfrentar a chuva.
Trafegar em dias de chuva requer atenção dobrada. Quando a chuva começa a cair, todas as substâncias químicas que foram se acumulando no asfalto durante os dias de sol começam a se soltar. Este é um dos momentos mais perigosos, pois o chão fica extremamente escorregadio. Por isso, diminua a velocidade e tente usar o pedal do freio com maior suavidade — frenagens bruscas podem gerar derrapagens e a perda do controle do veículo.
Outra dica básica, mas que é tão importante quanto a primeira, é ficar atento ao estado de conservação das palhetas dos limpadores do para-brisa. Elas ressecam com o sol e devem ser trocadas uma vez ao ano. Caso contrário não farão a remoção correta da água, o que prejudica a visão do motorista. O líquido do limpador deve ter substâncias neutras para não atacar a pintura.

TEMPORAIS
Em caso de chuvas fortes e alagamentos, verifique se o nível da água está no máximo até a altura do centro da roda. Neste caso, dirija em baixa velocidade e mantenha constante a rotação do motor — algo em torno dos 2 mil, 2.500 rpm. Esta medida ajuda a diminuir a variação do nível da água.
Caso o motor apague durante a travessia, jamais tente ligá-lo novamente. Prefira chamar um reboque e levar o carro a uma oficina de confiança. Caso você teime em ligar o carro, corre o risco de fazer o filtro de ar aspirar água que vai parar dentro do motor e provoca o chamado calço hidráulico. Esta teimosia pode custar muito caro.