Rio -  Atualmente, os smartphones são aparelhos considerados indispensáveis, principalmente para quem trabalha na rua e precisa estar conectado à internet  na maior parte do tempo. Se antes esses telefones estavam fora do orçamento da maioria dosbrasileiros, hoje há faixas de preços mais acessíveis. É importante, ainda, avaliar com a operadora o plano de internet móvel que melhor se adapta à sua rotina e ao seu trabalho.
Por Marco Quintarelli
PERGUNTA E RESPOSTA

“Trabalho na rua como autônoma e gostaria de saber se vale a pena comprar um celular com internet. Os planos são acessíveis ou o acesso ainda é caro? Preciso me preocupar em comprar um aparelho mais sofisticado ou qualquer um serve?”
Cecília, e-mail

Cecília, tenha sempre em mente a relação custo x benefício e de que forma o que você vai investir vai se justificar. Avalie se os custos com aparelho e serviço a ser contratado da operadora não ficarão caros para você.
Chamamos os telefones de tecnologia avançada de “smartphones”. Além de acesso à internet, esses aparelhos possuem planilhas de dados e outras facilidades que montam um “escritório de bolso”. Se você precisa estar em contato constante com seus clientes e fornecedores, esse aparelho é fundamental. Hoje, é possível encontrar bons smartphones por R$ 399,00 —os mais simples — a R$ 2.599,00 — mais sofisticados.
No seu caso, o aparelho mais simples já deve atender às suas necessidades. Quanto ao acesso à internet, todas as operadoras de telefonia celular possuem planos específicos com valores que variam de acordo com o que você utilizar ou por um valor determinado, conforme o pacote que você escolher. Se você não possui nenhum plano de dados contratados com a operadora, o acesso à internet pode ficar bem mais caro.
O acesso à internet através do celular gera alto consumo de dados. Se você quiser navegar com frequência sem se preocupar com a conta, o ideal é contratar um plano de acesso ilimitado com a operadora. Na compra do aparelho, escolha, se possível, um modelo que tenha conexão WI-FI. Assim, você não paga nada para usar a internet nos locais que oferecerem esse serviço.
Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos