Rio -  Com apenas 21 anos, quatro deles de carreira na TV, Ricky Tavares tem um desafio digno de veterano pela frente. Em ‘José do Egito’, minissérie escrita por Vivian de Oliveira, que estreia dia 30, às 21h30, na Record, ele vive o protagonista em sua fase jovem. Para dar vida ao personagem, Ricky, que é evangélico, leu alguns livros, como ‘José e Seus Irmãos’, de Thomas Mann, e, é claro, se debruçou sobre a Bíblia.
Ator se emocionou nas gravações | Foto: Divulgação
Ator se emocionou nas gravações | Foto: Divulgação
“Acho importante ter essa ligação com Deus. Foi ele quem me escalou para fazer o José. Cada ator do elenco tem muito a ver com seu personagem, é impressionante”, avalia Ricky, que viveu o problemático Wellington, de ‘Vidas em Jogo’ (2011), da mesma emissora. “O que estamos fazendo é cinema puro, você não está entendendo. Longe de mim desmerecer os outros trabalhos, mas essa série vai impressionar. O personagem é totalmente diferente do que eu fiz em ‘Vidas em Jogo’. É outra história, outra linguagem, outro modo de atuar”, diz, empolgado.
Ele se despede de José no 10º capítulo, quando passa o bastão para Ângelo Paes Leme. “Ficamos juntos por um tempinho para um pegar o jeito do outro. Precisa passar verdade, né? Ele também acompanhou algumas gravações da primeira fase para poder dar uma continuidade ao trabalho”, conta Ricky, que se emocionou em algumas cenas da minissérie.
“É uma história que aconteceu há milhares de anos, mas que ainda é muito presente. Ainda vivemos com a inveja e o ciúme na sociedade”, explica, referindo-se à relação de José com seus irmãos, que não aceitavam a preferência do pai Jacó (Celso Frateschi) pelo filho caçula.
Ele garante que tem muito a ver com o personagem. “Também sou muito família, tímido e amigo. Depois de ser vendido pelos irmãos para um mercador, José não guarda raiva e ainda os ajuda. Não consigo guardar rancor”, diz Ricky, alisando seu megahair na altura dos ombros, que precisou colocar para dar vida a José.
Produção de cinema
‘José do Egito’ começa no dia 30 de janeiro, na Record. A minissérie bíblica terá 26 capítulos e será exibida toda quarta-feira, às 21h30.
Para a escritora Vivian de Oliveira, que também foi responsável por ‘Rei Davi’ (2012), o maior desafio de ‘José do Egito’ é aproximar o telespectador de uma história tão distante dos dias atuais. “José do Egito é uma trama cheia de conflitos familiares. As intrigas, as paixões, a inveja, o amor, o ódio, o perdão, enfim, os sentimentos humanos terão destaque. Apesar de se passar em outra época, ‘José’ retrata questões contemporâneas”, explica Vivian.
De acordo com o diretor Alexandre Avancini, ‘José do Egito’ foge daquilo que estamos acostumados a assistir nas novelas. “É uma produção cinematográfica”, empolga-se.