segunda-feira, 22 de julho de 2013

Fernando Scarpa: Visita em má hora

Fernando Scarpa: Visita em má hora

Receber visita cerimoniosa é complicado.

O DIA
Rio - Sabe quando certas visitas chegam em má hora à sua casa e bate aquela vontade louca de colocar a vassoura atrás da porta? Não fazem boa presença.
A casa não está arrumada, a turma roda em conflito. É aquilo: “Onde falta pão, todo mundo briga, e ninguém tem razão”. Estão faltando ordem, respeito e cidadania. Sem falar em muito pecador solto aprontando. O trânsito ficará um inferno; feriados vão atrapalhar a vida de muita gente; e até árvores centenárias foram arrancadas — elas faziam parte da Mata Atlântica, em Itaipu, e já deu até processo!
Receber visita cerimoniosa é complicado. Anunciou a vinda com antecedência, mas os acontecimentos atravessaram o samba. A casa sem dinheiro para gastar com visita, prejuízos com a paralisação, o povo sem saúde, condenado solto por aí. Desembarca Sua Santidade em meio a esta confusão, de Papamóvel e tudo. Chegou pelas asas da Força Aérea Brasileira, que só tem força para carregar os pecadores da política e agora o veículo do Papa.
Tenho a impressão, pelo desenrolar dos acontecimentos, de que vamos parar na mídia internacional como o país da confusão envolvendo Papa, Jornada Mundial da Juventude, PM, spray de pimenta, gás lacrimogêneo, os revoltados com os gastos e todos os segmentos contra as despesas com a visita papal. Estão aí todos os ingredientes da possível confusão, ou não estaríamos no Brasil. Deus que nos proteja!
Deixo claro, pensando na vossa visita, que o momento do país não é adequado. Embora homem humilde, o Papa é de cerimônia e cerimônias. Espero que quebre algumas contaminado pelo clima atual que vivemos. Nossos políticos já estão à vontade, sem nenhuma.
Nada contra o representante de Deus. Penso que ele, pelo menos, como aquele que encarna a paz, a bondade e a compreensão, deveria, ao menos, fazer questão de pagar por tudo. Não custava nada aquele Estado rico, o Vaticano, bancar as despesas, não é? Deus, rogai por nós!

Psicanalista


    Nenhum comentário: