As bebidas alcóolicas trazem grandes malefícios à vida do indivíduo. Isso é ainda mais grave, quando se trata de uma gestante. Mesmo não sabendo qual o consumo de álcool que pode afeta a gestação, é conhecido que essa substância pode afetar diretamente o desenvolvimento do bebê. Conheça abaixo quais são os riscos de ingerir bebidas alcoólicas durante a gravidez.
CONHEÇA OS RISCOS DO ÁLCOOL NA GRAVIDEZ
Diversas pesquisas demonstraram que o consumo regular do álcool traz grandes malefícios à vida do bebê que está sendo gerado. Quando a gestante bebe, o álcool atinge rapidamente o feto, através da corrente sanguínea e da placenta. As mulheres que ingerem mais de seis doses de álcool por dia, durante a gestação, correm o risco de desenvolver filhos com a síndrome alcoólica fetal. De forma geral, as crianças nascidas com essa síndrome sofrem de retardo mental e do crescimento, além de distúrbios do comportamento e malformações cardíacas e na face.
OUTROS FATORES RELACIONADOS AO USO DO ÁLCOOL NA GESTAÇÃO
Além das consequências anteriormente citadas, as gestantes etilistas possuem maior chance de dar à luz a bebês com:
- Problemas de fala e de linguagem;
- Distúrbios de concentração;
- Hiperatividade.
Todas essas características são consequências conhecidas como efeitos alcoólicos fetais, devido a ingestão de álcool na gestação.
CONHECENDO AS UNIDADES DE ÁLCOOL
Separamos abaixo algumas informações sobre as dosagens do álcool. São elas:
- 240 ml de cerveja;
- Uma taça de vinho;
- Um cálice de vinho do porto;
- Uma dose de um destilado como cachaço, vodca ou uísque.
APRENDA A SUBSTITUIR O ÁLCOOL
Algumas mulheres possuem dificuldade em diminuir o consumo das bebidas alcoólicas. O ideal é começar substituindo as cervejas não alcoólicas ou coquetéis sem álcool. Além disso, a gestante também pode experimentar substituir as bebidas com água com gás ou por um drinque sem álcool. Os especialistas ainda alertam que o álcool é calórico e por isso, compromete o ganho de peso da grávida. Por isso, eles recomendam que é importante prevenir a ingestão de bebidas alcoólicas, além de consumir muita água e sucos naturais.
A gestação é uma fase que necessita de cuidados tanto com a gestante, quanto com o bebê gerado. Após conhecer mais sobre as consequências maléficas que pode acontecer com os bebês de mães etilistas, é importante abandonar o hábito de consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, diante da descoberta da gestação, é importante iniciar o acompanhamento pré-natal de modo a evitar futuras consequências.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário