A descamação da pele é um problema bastante comum e que, com algumas medidas muito simples, pode ser facilmente solucionado. Confira algumas dicas de beleza e entenda como resolver o problema de pele descamando.
POR QUE A PELE DESCAMA
Para entender a descamação da cútis é preciso compreender sua constituição. A pele é formada por três camadas, a mais superficial, chamada de epiderme; a cama média, chamada de derme, e a porção mais interna, denominada hipoderme. Cada uma dessas estruturas é importantíssima, pois oferece um tipo de proteção especial e são constituídas por células que estão em constante mudança.
A descamação da pele ocorre devido ao desprendimento de células da epiderme, que é inteiramente renovada a cada 28 dias. A substituição das células é influenciada por inúmeros fatores, como a hidratação cutânea, ação mecânica sobre a cútis, exposição solar entre outras. Portanto, de maneira geral a pele descascando é um problema temporário, que tende a se resolver em poucos dias.
Entretanto, existem algumas exceções, como no caso de infecções cutâneas, uso de medicação ou doenças hereditárias, que necessitam de uma investigação mais minuciosa e merecem uma consulta com médico especialista.
CAUSAS PARA A DESCAMAÇÃO DA PELE
Entre as causas mais prováveis de descamação da pele é possível destacar:
- Transpiração devido o uso de luvas ou botas muito apertadas;
- Rompimento de bolhas;
- Erupções cutâneas;
- Pele ressecada e exposta ao frio intenso;
- Excesso de exposição solar;
- Doenças genéticas.
COMO RESOLVER ESSE PROBLEMA
Confira algumas dicas caseiras de medidas que podem ser tomadas para acelerar o processo de cura:
- O que fazer para combater a descamação da pele
- Cortar as pontas soltas de descamação da pele, evitando que a ocorrência de acidentes e o aparecimento de lesões mais graves;
- Fazer uma imersão em banho de aveia;
- Ingerir muita água ao longo do dia (cerca de 10 a 12 copos diários);
- Usar protetor solar antes de se expor ao sol;
- Dar preferência para sabonetes com fórmulas mais suaves e textura macia.
- Medidas que devem ser evitadas
- O passo mais importante para evitar agravos é resistir à tentação de ficar cutucando a região que está descascando. A manipulação da pele fragilizada pode resultar em maiores danos, como infecção local e até mesmo a formação de cicatrizes permanentes;
- Apesar de serem deliciosos, é preciso evitar tomar banhos muito quentes e demorados, pois a alta temperatura acaba removendo a camada de gordura, que protege a pele;
- Evite a exposição solar nos horários de maior taxa de irradiação ultravioleta, ou seja, entre as 11 da manhã e as 16 horas.
A descamação cutânea é um problema bastante comum, que na maioria das vezes é autolimitado e melhora sem a necessidade de grandes intervenções. Vale a pena lembrar da importância de procurar auxílio médico caso o problema persista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário