Rio -  Os chamados apartamentos tipo casa, aqueles no térreo, ganharam nova roupagem e, em novos empreendimentos, jardins. Assim, ficaram mais charmosos.
Além disso, a manutenção, normalmente, é mais barata do que a de uma casa. Sem contar que, em condomínios, há serviços de segurança 24 horas por dia e áreas de lazer.
O Enjoy, que será construído no Recreio, vai contar com apartamentos no térreo | Foto: Divulgação
O Enjoy, que será construído no Recreio, vai contar com apartamentos no térreo | Foto: Divulgação
Por conta desses diferenciais, a procura por esse tipo de imóvel aumenta, e as construtoras investem em projetos que incluem o modelo. Atualmente, é possível encontrar opções até em empreendimentos destinados a famílias de baixa renda.
Há opções, por exemplo, em Campo Grande, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. Nesses bairros, estão sendo oferecidas unidades tipo casa em condomínios.
Em Vila Isabel, a João Fortes Engenharia incluiu 18 apartamentos tipo casa no empreendimento Vila Rosa. E já vendeu todas.
O condomínio terá, no total, 114 unidades, de dois e três quartos, de 58 a 158 metros quadrados. Todos contam com vaga de garagem.
Em Campo Grande, a João Fortes dobrou a quantidade de apartamentos térreos com jardins. O condomínio lançado pela construtora, que já está pronto, fica na Rua Olinda Ellis, ao lado do Centro Esportivo Miécimo da Silva.
Modelo do apartamento tipo casa do residencial Vila Rosa, em Vila Isabel | Foto: Divulgação
Modelo do apartamento tipo casa do residencial Vila Rosa, em Vila Isabel | Foto: Divulgação
O residencial tem 306 unidades e uma área de lazer comum com playground, salão de festas com bar e área de descanso, academia, churrasqueiras, tenda de leitura, redário (local para armar redes), espaço para piquenique e piscinas para adulto e crianças. A segurança conta, entre outros itens, com controle de acesso de veículos por meio de cartão de proximidade.
Opções em Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes
A Santa Cecília é uma das construtoras que investem em apartamentos tipo casa. Ela oferece unidades nos condomínios Esmeralda, Lagoa Azul e Bora Bora Hills, em Jacarepaguá.
Gerente de Marketing, Mariana Meireles diz que uma das vantagens é a área externa, que amplia a área total e valoriza o imóvel.
No Enjoy Prime Houses, da Labes Melo, no Recreio dos Bandeirantes, as unidades tiveram boa aceitação. “É um diferencial que se destaca pelo lazer e pela segurança”, ressalta o diretor Eric Labes.
A Calçada também investe no conceito em dois empreendimentos: Concetto e Park Premium, no Recreio.
Apartamentos com área térrea são os preferidos
O Grupo Avanço Aliados tem dois empreendimentos com apartamentos com jardim. Um é o Magnific, lançado no fim de 2012 na Freguesia, em Jacarepaguá, com unidades de três quartos, com suíte e terraço. O outro é o Stilo Residencial, no Pechincha, com entrega marcada para 2014.
Todo o prédio foi vendido. “Esse tipo de imóvel tem muita procura, pois a pessoa tem o conforto de morar em casa e contar com a segurança que o condomínio oferece”, explica Erika Moulin, gerente de Marketing do grupo.
A Leduca aderiu ao modelo no empreendimento Private, no Recreio dos Bandeirantes. As 28 unidades térreas, de dois e três quartos, foram vendidas. Segundo o gerente comercial Pedro Bertoletti, o modelo foi dos mais procurados no condomínio.
Ele alega que a maior vantagem é o custo-benefício. “O cliente paga o valor de um apartamento, mas ganha toda a estrutura de uma casa, com jardim, churrasqueira e piscina privativa”, diz Bertoletti.
Além dos apartamentos tipo casa, com área de lazer interna, os moradores vão contar também com um clube. Ele terá aproximadamente 150 metros quadrados de área para alimentação e 170 metros quadrados de academia.