Rio -  Depois da euforia das festas de fim de ano, começa a preocupação com as despesas de janeiro. Além dos impostos e da fatura do cartão de crédito, ainda há gastos com matrículas e material escolar. Em tempos de taxa básica de juros baixa — que tornou menores os rendimentos de investimentos — e inflação acima da meta, a melhor opção para o consumidor manter os gastos controlados em 2013 é se planejar e programar as despesas do ano para sair do vermelho.
“Não adianta só pagar as contas, quem está endividado precisa cortar despesas desnecessárias para equilibrar o orçamento. É importante perceber que pequenas despesas podem gerar um grande gasto no fim do mês, assim como as pequenas parcelas”, ensina o diretor de Educação Financeira da Federação Brasileira dos Bancos, Fábio Moraes.
Curso ensina planejamento financeiro
Para incentivar a educação financeira da população, a BM&F Bovespa promove cursos gratuitos ao público. Na quarta-feira, das 13h às 17h30, no Centro do Rio, ocorre o ‘Mulheres em Ação’. A palestra ensina como organizar as finanças pessoais e escolher o investimento mais adequado para o perfil de cada investidora.
Também estão abertas as inscrições para o curso ‘Educar Família’, nos dias 21 e 22, das 18h30 às 22h. O curso é indicado para quem quer aprender sobre planejamento financeiro da família e organização do orçamento.