Rio -  Acesso ao saber e à cultura a, no máximo, 15 minutos de onde quer que se esteja. Este é um dos grandes desafios da Prefeitura do Rio até 2016, prazo para estipulado para dotar a cidade de 40 Naves do Conhecimento, grandes espaços comunitários de inclusão digital que permitem ao cidadão, de forma gratuita, várias atividades nas áreas de educação, entretenimento, serviços e formação profissional.
O secretário especial de Ciência e Tecnologia, Franklin Dias Coelho, espera até o final deste ano entregar dez destas naves, que se juntarão às oito já inauguradas, em Padre Miguel, Santa Cruz, Madureira, Irajá, Penha, Vila Aliança, Nova Brasília e Triagem.
O secretário Franklin Dias Coelho quer povoar o Rio com as Naves | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
O secretário Franklin Dias Coelho quer povoar o Rio com as Naves | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
“Não queremos uma transformação apenas na Zona Portuária, mas em toda a cidade”, explica Franklin Dias Coelho, que assumiu a pasta em 2010 com um orçamento de apenas R$ 2 milhões anuais e pretende chegar em 2014 com até R$ 90 milhões.
Os espaços funcionam em interação pedagógica e cultural com as escolas da região, atuando como complemento às atividades extracurriculares desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação.
Os próximos bairros a serem beneficiados pelo programa serão os da Ilha do Governador, onde serão construídas duas unidades, Jacarepaguá, Pavuna, Vila Isabel e Campo Grande. “Vamos povoar a cidade com as naves”, concluiu o secretário.