Estados Unidos -  O segundo suspeito pelo ataque em Boston , Dzhokhar A. Tsarnaev, 19, foi preso na noite desta sexta-feira pela polícia americana, em Watertown, no estado de Massachussets.  Após horas de perserguição, o jovem checheno estava em um barco no quintal de uma casa nos arredores da cidade.
Suspeito continua foragido | Foto: EFE
Suspeito continua foragido | Foto: EFE
Em coletiva, o chefe da polícia do Estado de Massachusetts, Timothy Alben, afirmou que ele fugiu a pé após abandonar um veículo no local de uma perseguição em que o primeiro suspeito, seu irmãoTamerlan Tsarnaev, 26, foi morto em uma troca de tiros. De acordo com a polícia, não há informação de que ele tenha conseguido outro carro após a fuga.
Como Dzhokhar não foi encontrado após buscas meticulosas em 20 ruas de Watertown, subúrbio de Boston, a polícia afirmou que não ter certeza se ele continua na cidade, com a ressalva, porém, de que ainda deve estar em Massachusetts por causa de seus vínculos no Estado. "Entramos em 20 ruas aqui, fomos de porta em porta com nossas equipes táticas", disse.
Com o argumento de que a população de Boston está segura, o governador Deval Patrick anunciou o levantamento da ordem para que as pessoas fiquem em casa, afirmando que a população "pode voltar a suas vidas". "Mas continuem vigilantes", pediu. O governador também anunciou a reabertura do sistema de metrô de Boston.
A caça pelos suspeitos começou após a morte, às 23 horas de quinta (meia-noite de sexta em Brasília), de um policial no campus do MIT (Massachusetts Institute of Technology), em Cambridge, por ferimentos a bala. Ainda em Cambridge, eles sequestraram um carro e, segundo uma fonte policial ouvida pela CNN, disseram ao motorista que eram os responsáveis pelo ataque em Boston ao fazê-lo refém.
Segundo as autoridades, os suspeitos dispararam e lançaram explosivos contra os policiais durante a perseguição. Na troca de tiros, oficiais atingiram Tamerlan Tsarnaev, que foi declarado morto no hospital. Segundo investigador, ele usava explosivos e tinha um detonador em mãos no momento de sua morte. Depois que ele foi atingido pelo disparo, seu irmão Dzhokhar Tsarnaev o atropelou quando tentava fugir com o carro e depois abandonou o veículo, fugindo a pé. Segundo o governador de Massachusetts, 200 rodadas de disparos e explosivos foram lançados no confronto da noite.