Rio -  Neste sábado, o projeto "Estações Culturais", pela SuperVia em parceria com ONGs e grupos culturais do Complexo do Alemão, movimentará as estações Baiana e Itararé do Teleférico do Alemão das 10h às 19h. A programação inclui oficinas de bordados e customização, oficina com material reciclado para crianças de 4 a 5 anos, teatro de bonecos, recital de poesias e músicas sobre o tema sustentabilidade, além de apresentação de dança com alunos do Colégio Tim Lopes e um baile ao som de bossa nova para homenagear as mães.
A iniciativa tem o objetivo de promover a integração social e envolver moradores das 13 comunidades atendidas pelo sistema de cabos e os turistas que visitam o local. As atividades são coordenadas pelo Grupo Cultural Os Arteiros, Associação Mulheres de Atitude (AMA), Cooperativa de Reciclagem 'Eu Quero Liberdade', Instituto Raízes em Movimento, Grupo Emergência Social, Instituto de Ensino e Comunicação Comunitária (INECC), Centro Cultural Oca dos Curumins (CCOC) e Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção (EDUCAP).
Espetáculo teatral e Chorinho animam o fim de semana dos passageiros dos trens
Neste sábado e domingo, estreará o espetáculo “IN_TRÂNSITO Odisseias Urbanas”, inspirado no livro Odisseia, de Homero, que será encenado nas plataformas e nos trens do Ramal Saracuruna. Com sete atores em cena durante duas horas, o espetáculo traçará um percurso entre as estações Central do Brasil e Bonsucesso. A performance, que é gratuita (mediante a compra do bilhete de viagem), acontecerá durante cinco semanas, até o dia 13 de maio. As sessões ocorrem aos sábados e domingos, às 15h, e segundas-feiras, às 14h30.
O projeto inédito é uma parceria entre a atriz e diretora, Joana Levi, e o grupo teatral Cia. Marginal, com apoio da SuperVia.
Além de teatro, os passageiros que viajarem de trem na manhã deste domingo poderão assistir a apresentações musiciais. Uma viagem especial será iniciada às 8h na Central do Brasil marcando o Dia Nacional do Chorinho. O trem seguirá até Olaria, onde acontecerão os shows em homenagem a Pixinguinha.
Manutenções preventivas
Neste sábado, a SuperVia realizará manutenções em alguns trechos do sistema ferroviário para garantir que sejam prestados serviços de qualidade aos passageiros. As intervenções programadas poderão alterar os horários de partida dos trens, conforme o planejamento abaixo:
Sábado:
Ramal Santa Cruz:
No período das 10h30 às 19h, o trecho entre as estações Paciência e Benjamin do Monte terá manutenções nos sistemas de via.
Ramal Belford Roxo:
No horário entre 10h e 18h, o trecho entre as estações Triagem e Del Castilho passará por serviços de limpeza da linhas.
Ramal Japeri:
Das 10h às 15h, serão realizados serviços na rede aérea e a continuação das obras do Arco Metropolitano entre Queimados e Japeri.