Hoje em dia muitas são as pessoas que precisam aprender mais de um idioma, uma vez que as exigências no mercado de trabalho não param de crescer neste âmbito. Assim sendo, para você que deseja começar a estudar ou ainda planejar o futuro de seus filhos, confira a seguir mais informações sobre como aprender dois idiomas ao mesmo tempo:
IDADE É UM FATOR DETERMINANTE
Pesquisas demonstram que quanto mais cedo uma pessoa aprende a falar um idioma, melhor é o seu desenvolvimento no futuro. Isso ocorre porque os hormônios após os 14 anos se alteram de forma significativa no cérebro, fator que atrapalha o aprendizado em línguas posteriormente. As crianças, na fase de desenvolvimento, podem facilmente assimilar informações e caso tenham a possibilidade de aprender vários idiomas ao mesmo tempo, sua associação será mais rápida e ela poderá chegar a um nível de fluência semelhante a um nativo.
Isto é, mesmo que uma alguém estude e seja muito inteligente, o seu sotaque e a sua capacidade de percepção diminuem, ao passo que mesmo sendo um fluente na língua, será evidente a sua nacionalidade através dos pequenos detalhes da fala.
CUIDE DE SUA MEMÓRIA
O cérebro funciona a partir de duas memórias, a ativa e a de longo prazo, sendo a primeira relacionada com o córtex frontal, capaz de mudar a chave de linguagem durante a prática de um novo idioma. Por isso, é sempre importante praticar o seu aprendizado, passando-o para frente se possível. A dica dos poliglotas é dar aulas e buscar conversar constantemente com nativos de um mesmo idioma em questão, a fim de aprimorar a sua fala e não deixar o seu aprendizado cair no esquecimento.
Outro ponto importante para aprender dois idiomas ao mesmo tempo é estabelecer uma rotina fixa e fazer um bom descanso pela parte da noite. Cuide de sua alimentação e faça exercícios físicos, uma vez que esses fatores são capazes de contribuir para manter o corpo saudável e fortalecer a memória.
DESENVOLVA INTERESSE
Por fim, é impossível aprender qualquer matéria, ainda mais aprender dois idiomas de uma vezse não existe um real interesse e força de vontade. Portanto, se você vai estudar apenas para ter o que inserir em seu curriculum, esqueça, pois a confusão será inevitável. Desenvolva, acima de tudo, amor e um interesse sincero, não só pela nova língua como também pelo país e sua respectiva cultura. Faça de suas aulas de francês uma viagem para a França, de suas aulas de Japonês uma viagem para o Japão e assim sucessivamente. Você verá como tudo ficará mais fácil e muito mais proveitoso. Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário