sábado, 1 de junho de 2013

Joanete: cuidados, dicas para aliviar dor O joanete pode causar dores e deformidade no pé. Confira dicas e cuidados para minimizar o problema.



O joanete é uma deformidade no pé, que normalmente acontece por causa do uso de sapatos inadequados. Calçados apertados, com pico fino ou com salto alto costumam resultar neste problema.
628184 Joanete cuidados dicas para aliviar dor 1 Joanete: cuidados, dicas para aliviar dorO joanete é causado pelo uso de calçados inadequados. (Foto:Divulgação)

SOBRE O JOANETE

Uma pessoa que sofre com joanete assume uma carga no lugar do dedão. Este desvio acontece por causa da pressão dos calçados e faz surgir uma espécie de cabeça do osso sob o dedão. O processo da formação do joanete também resulta em uma bolsa de líquido, caracterizando assim a inflamação.
médico consegue diagnosticar o joanete só de olhar os pés, mas em alguns casos ele pede um raio X para entender o ângulo irregular.
O joanete se desenvolve mais entre a população feminina. Pesquisas apontam que, a cada homem com deformidade na lateral do dedão, há 16 mulheres sofrendo com o problema.
628184 Joanete cuidados dicas para aliviar dor 2 Joanete: cuidados, dicas para aliviar dorO calo ossudo na extremidade do dedão é o principal sintoma. (Foto:Divulgação)
Os sintomas de joanete são: pele avermelhada, inchaço, calo ossudo na extremidade do dedão do pé, dedão do pé virado em direção aos outros dedos e dores nas juntas.
  
Se o joanete não for tratado a tempo, o indivíduo pode apresentar complicações, como dor crônica no pé, deformidade no pé e pé chato. Em algumas situações extremas, é necessário realizar a cirurgia de joanete para se livrar de vez do problema.

DICAS E CUIDADOS COM O JOANETE

Confira a seguir dicas e cuidados com o joanete:
• Existem sapatos que pioram o joanete, por isso é importante evitá-los e usar peças que se encaixam perfeitamente nos pés;
• Para prevenir joanete ou controlar as dores, é recomendado não usar salto alto com tanta frequência;
• Atividades que exigem esforço exagerado dos pés devem ser evitadas, como é o caso do balé;
628184 Joanete cuidados dicas para aliviar dor Joanete: cuidados, dicas para aliviar dorOs acessórios ajudam a controlar as dores. (Foto:Divulgação)
• O uso de alguns acessórios nos pés protege o joanete, como é o caso das almofadinhas de feltro, espuma ou separadores de dedos;
• O uso de palmilhas sob medida recomendadas por um ortopedista ajuda a aliviar o desconforto;
• Fazer repouso e aplicar compressa de gelo são formas de aliviar as dores do joanete;
• Para ficar em casa, é recomendado usar um sapato folgado e com sola macia;
• É necessário procurar ajuda médica assim que surgirem os primeiros sinais de infecção, principalmente se o paciente tem diabetes;
• Uma consulta com o médico também é fundamental se o joanete está atrapalhando a realização de atividades rotineiras;
• Quando as dores são insuportáveis e nenhuma medida anterior resolveu o caso, é recomendada a cirurgia para remover o calo ossudo. O procedimento conta com anestesia local e o paciente se recupera totalmente em até 8 semanas.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação eeducação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: