sexta-feira, 31 de maio de 2013

Principais erros cometidos nos currículo em vídeo Assim como o modelo tradicional, o currículo em vídeo exige cuidados importantes. Por isso, separamos algumas dicas que você deve seguir na hora de montar sua apresentação.



Aos poucos, o currículo em vídeo vai ganhando espaço entre os brasileiros. Atualmente, esta ferramenta é mais comum entre as empresas voltadas para a indústria criativa, como agências de publicidade e propaganda e companhias que adotam a inovação como a marca do seu negócio.
626007 Principais erros cometidos nos currículos em vídeo Principais erros cometidos nos currículo em vídeoO currículo em vídeo é uma nova alternativa para o candidato que deseja apresentar o seu perfil profissional com mais liberdade e transparência. (Foto: Divulgação).
Os especialistas acreditam que o currículo em vídeo deva ganhar força nos próximos anos. Entretanto, assim como o modelo tradicional, este novo formato exige alguns cuidados. Na hora de montar a sua apresentação, o candidato precisa ficar atento para não cometer alguns deslizes graves, colocando a perder a sua chance de ficar com a vaga.
Abaixo, você pode conhecer os principais erros cometidos nos currículos em vídeo e ver como transformar esta ferramenta numa aliada na busca pelo seu espaço no mercado de trabalho. Confira!

PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS NOS CURRÍCULOS EM VÍDEO

626007 Principais erros cometidos nos currículos em vídeo1 Principais erros cometidos nos currículo em vídeoSeguindo essas orientações, você vai transformar o currículo em um ótimo aliado na busca por espaço no mercado de trabalho. (Foto: Divulgação).
1. Uma das piores coisas que o candidato pode fazer é ler o currículo em frente à câmera. O objetivo do vídeo é justamente dar ao profissional liberdade para se apresentar e deixar transparecer traços de sua personalidade. Por isso, ficar preso a um roteiro pré-estabelecido enfraquece essa potencialidade do currículo em vídeo, podendo comprometer a imagem do candidato.
  
2. Outro erro bastante comum apontado pelos especialistas é fazer vídeos muito longos. O ideal é que a gravação tenha entre um e dois minutos, no máximo. Assim como um trailer, o interessado na vaga deve usar o currículo para revelar suas competências e despertar no recrutador o interesse de conhecê-lo melhor.
3. É fundamental que a gravação tenha uma boa qualidade de som e imagem, caso contrário, ela pode virar até motivo de piada. O candidato deve ficar atento a possíveis problemas na luz, na captação do som e em outros fatores que possam comprometer a qualidade do vídeo. Caso não tenha familiaridade com este tipo de ferramenta, procure uma pessoa que entenda do assunto e que seja capaz de ajudá-lo.
626007 Principais erros cometidos nos currículos em vídeo2 Principais erros cometidos nos currículo em vídeoAssim como um trailler, o currículo em vídeo deve despertar no empregador o interesse de conhecê-lo melhor. (Foto: Divulgação).
4. Ao gravar sua apresentação, você deve manter uma boa postura, atentando-se também para o vocabulário, já que deslizes no idioma sempre são vistos com maus olhos pelos recrutadores. Com relação à postura, o ideal é evitar os extremos, que neste caso é gesticular demais ou ficar totalmente parado.
5. Outra dica para fazer um currículo em vídeo é usar uma vestimenta discreta. A roupa escolhida deve ser adequada para a empresa e o cargo pretendidos. Por último, não se esqueça de que você só deve investir nessa ferramenta caso a companhia a aceite!

Nenhum comentário: