sábado, 1 de junho de 2013

Cerveja, com moderação, evita doenças cardíacas

Cerveja, com moderação, evita doenças cardíacas

Pesquisadores brasileiros vão fazer testes com humanos para provar benefícios. Na Europa, estudo com porcos deu certo

O DIA
Rio - Beber cerveja — sem exageros — pode ajudar a saúde do coração e evitar doenças. Para comprovar todos os benefícios de uma das bebidas mais populares do país, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) vai iniciar pesquisa com voluntários, que deverão consumir até 400 ml do líquido, diariamente.
Brasil é o terceiro país que mais consome cerveja
Foto:  Reprodução
Responsável pelo levantamento, Nabil Ghorayeb, da SBC, afirma que pesquisa feita com porcos na Universidade de Barcelona, Espanha, comprovou os efeitos benéficos da cerveja. O estudo, que será apresentado hoje no 34º Congresso da Sociedade de Cardiologia de São Paulo, mostrou que pequenas doses da bebida diminuíram o entupimento dos vasos sanguíneos (aterosclerose) naqueles animais. A bebida foi capaz ainda de reduzir a gordura nos vasos e evitar doenças, como o infarto.
“A cevada e o centeio presentes na cerveja, além da pequena quantidade de álcool, protegem os vasos sanguíneos. Já comprovamos isso com o vinho e tudo indica que teremos resultado semelhante com a cerveja”, cita.
No Brasil, a pesquisa será feita em parceria com o Hospital do Coração, de São Paulo. Além de moradores da capital paulista, poderão participar do levantamento habitantes de cidades do Nordeste e do Rio.
UM POUCO A CADA DIA
Médicos pretendem comparar a saúde de dois grupos: os que bebem pouco mais de uma latinha por dia e os abstêmios. Segundo Nabil, a primeira etapa do estudo, que deve durar pelo menos um ano, será feita com indivíduos saudáveis e sem problemas cardíacos. “O Brasil é o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo e será interessante provar que a bebida ajuda a saúde”, disse.
O médico alerta, porém, que doses acima de 400ml por dia prejudicam a saúde. “Beber em excesso no fim de semana não é benéfico à saúde. O consumo deve ser pequeno e dividido entre os dias”.

Nenhum comentário: