sexta-feira, 31 de maio de 2013

Estímulo para produzir leite: tire as suas dúvidas A produção de leite materno pode ser estimulada através da amamentação. Saiba mais sobre o assunto.



Praticamente todas as mães recentes passam por períodos em que questionam se estão produzindo leite suficiente para seus bebês. Isso ocorre principalmente no início, quando ela e o pequeno estão se adaptando ao processo do aleitamento. Saiba mais sobre o assunto e tire suas dúvidas sobre estímulo para produzir leite.
626212 O leite materno é um alimento completo. Foto divulgação Estímulo para produzir leite: tire as suas dúvidas O leite materno é um alimento completo. (Foto: divulgação)

PRODUÇÃO DE LEITE MATERNO

Muitas mulheres deixam de amamentar seus bebês por acharem que o leite está fraco. Essa atitude é prejudicial à saúde da criança. É importante que todas as mamães saibam que seu leite é suficiente e nunca fraco.
O que ocorre é uma falsa impressão de que o leite não está sendo produzido em quantidade suficiente. Essa sensação surge quando a mulher sente o peito inchar ou quando o leite para de vazar. Na verdade, esses são sinais de que o corpo se adaptou à demanda exigida pelo bebê.
criança também passa por fases em que tem mais fome e mama mais do que o normal e isso pode fazer a mãe achar que não está fornecendo leite o suficiente. E há bebês que são super eficientes quando mamam e as mães ficam pensando que o eles estão parando porque ela não tem leite. Outro fator é que muitas mulheres acham que o bebê está chorando por fome, mas na verdade existem diversos outros estímulos que levam o pequeno a derramar lágrimas.
626212 A amamentação faz o bebê crescer forte e saudável. Foto divulgação Estímulo para produzir leite: tire as suas dúvidas A amamentação faz o bebê crescer forte e saudável. (Foto: divulgação)

COMO ESTIMULAR A PRODUÇÃO DE LEITE

  
1. Se você não estiver produzindo leite para dar conta da demanda do bebê, tente seguir as técnicas;
2. Deixe a criança mamar sempre que ele quiser e todo o tempo que ele quiser. Ofereça os dos seios a cada mamada;
3. Evite ao máximo o uso de chupeta, para que ele passe bastante tempo sugando e estimulando o seio;
4. Não complemente a amamentação com fórmulas de leite, a não ser em último caso, sob orientação do médico. A produção de leite vai se ajudar a demanda do bebê. Se acabar com a fome dele com essa fórmula, ele não vai exigir suas mamas;
5. Invista em conseguir que o bebê faça uma pega no seio, abocanhe a aréola inteira. Para isso, procure a ajudar de especialistas em amamentação, na maternidade ou no banco de leite;
6. Tome muita água. A hidratação é importante para produção de leite. Se a urina estiver mais clara, é sinal de que você está tomando água suficiente;
7. Tente tirar mais leite entre as mamadas. Quando o seio se esvazia totalmente, a produção de leite é estimulada. Você pode guardar esse leite (congelando) para dias em que bebê parecer estar com mais fome.
626212 A amamentação estimula a produção de leite materno. Foto divulgação Estímulo para produzir leite: tire as suas dúvidas A amamentação estimula a produção de leite materno. (Foto: divulgação)
leite materno é essencial para a alimentação da criança. Muitas vezes a mãe acha que não produz leite o suficiente para o seu filho. Porém, o que falta é estimular a produção através da pega no seio. Quanto mais amamentada a criança for, maior será a produção de leite. Se estiver com dúvidas sobre a sua produção de leite, procure um pediatra. Tire todos os questionamentos da mente, pois a preocupação pode influenciar na produção láctea.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação eeducação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: