sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Para fazer um bom Enem

Para fazer um bom Enem

Especialistas recomendam responder questões mais fáceis antes e ‘chutar’ com inteligência

O DIA
Rio - Está chegando a hora decisiva para 7 milhões de estudantes brasileiros em busca de vagas nas universidades: a primeira prova do Enem será realizada neste sábado, a partir das 13h. No sábado, questões de Química, Física, História e Geografia. No domingo, é a vez de Português, Matemática, Língua Estrangeira e uma redação. Para ajudar os candidatos, O DIA dá algumas dicas para um bom desempenho no exame.
Quando a prova começar, o candidato deve fazer uma leitura rápida das questões e planejar o tempo a ser gasto em cada uma. O conselho é de Juarez Lopes, diretor do Instituto de Otimização da Mente, que acrescenta: “Deve-se sempre começar pelas questões mais fáceis, aquelas em que se tem certeza da solução”. ‘Chutar’ questões deve ser feito com inteligência. "Evite chutar a opção A, pois ela normalmente é escolhida pela banca para fazer pegadinhas”, ensina Juarez.
Com 180 questões, o Enem é um desafio à capacidade física dos alunos, além de ser um teste de conhecimentos. Por isso, a gerente educacional do FTD Sistema de Ensino, Sandra Andrioli, lembra da importância de uma boa alimentação antes da prova. “Na hora do exame, é bom levar barrinha de cereal e de chocolate, para dar energia. São muitas horas de esforço mental”, indica Sandra.
A redação é usada em algumas universidades como critério de desempate entre alunos, por isso é preciso caprichar no texto. “A banca não está muito atenta aos erros de grafia das palavras, mas eles devem ser evitados. O que o aluno não pode esquecer é de dar uma solução ao tema proposto e evitar o uso de gírias”, lembrou a gerente educacional.
O que levar e não levar para o exame
A organização da prova aconselha que os candidatos cheguem com ao menos uma hora de antecedência aos seus locais de exame. É preciso levar um documento de identificação original com foto. Só serão aceitas canetas esferográficas pretas de material transparente. Lápis, lapiseiras e borrachas não poderão ser usados.
O uso de gorros, chapéus, óculos escuros, bonés e viseiras também está proibido. Celulares, calculadoras, tablets, tocadores de música e quaisquer outros aparelhos eletrônicos serão colocados dentro de uma embalagem, que será lacrada pelos fiscais. Candidatos pegos com algum destes itens fora da embalagem serão eliminados da prova.

    Tags: Educação , Enem

    Nenhum comentário: