sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Primavera dos Livros vai até domingo no Museu da República no Rio

Primavera dos Livros vai até domingo no Museu da República no Rio

Décima terceira edição do evento conta com a participação de 100 editoras

AGÊNCIA BRASIL
Rio - A Primavera dos Livros chega à décima terceira edição e oferece aos visitantes um jardim histórico repleto de publicações, com atividades culturais para todas as idades, lançamento de autores e 15 mil títulos à venda, com desconto de até 50%. As obras de literatura, ficção, poesia, ensaio, pesquisa e literatura infantil poderão ser vistas até o próximo domingo, dia 27, no Museu da República, no Catete.
Evento termina no Museu da república termina no próximo domingo
Foto:  Agência Brasil
O presidente da Liga Brasileira de Editores (Libre) – organizadora da mostra –, Haroldo Ceravolo Sereza, explica que a feira conta com a participação de 100 editoras, o que torna a Primavera dos Livros o maior evento editorial independentes do país, segundo ele. “A Primavera dos Livros é uma feira muito importante porque reúne algumas das melhores editoras do país mas que são editoras independentes. A gente pensa independente como independente de grandes grupos empresariais, especialmente editoriais e de comunicação”, disse.
De acordo com Ceravolo Sereza, a ideia da feira é fazer um contraponto à Bienal do Livro, com condições de exposição e visibilidade semelhantes entre os participantes. “A gente acredita que o espaço do livro fica mais forte quando essa ideia de igualdade está presente também na exposição para o leitor final, porque a gente acha que essas editoras fazem correr pelo Brasil uma ideia que é muito importante para o mundo do livro e cada vez mais importante nos dias de hoje, que é a ideia de 'bibliodiversidade'”.
Ele explica que o propósito surgiu como um conceito importante entre as editoras independentes, por dar espaço para novas formas de pensar. “Essa ideia surgiu na América Latina, provavelmente criada por editores chilenos, e é um conceito que mobiliza os editores independentes do mundo hoje. Os editores independentes são responsáveis por criar esse espaço de muitas vozes participando do debate, contra a ideia dos best-sellers que orientam os mercados.”
Os homenageados desta edição, com leituras dramáticas e bate-papos, são o poeta Vinícius de Moraes e o cronista Rubem Braga, que completariam 100 anos, e o jogador Mané Garrincha, que faria 80 anos. No sábado, dia 26, haverá um debate sobre biógrafos e biografados, dentro da polêmica sobre o direito à liberdade de expressão e as biografias não autorizadas.
No ano passado, a Primavera dos Livros recebeu cerca de 30 mil pessoas e para este ano a estimativa de público é 50 mil. A programação completa está disponível no site www.libre.org.br.
    Tags: Livros , Museu , Biografia

    Nenhum comentário: