quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Um estudo zen para o Enem

Um estudo zen para o Enem

Estudantes do colégio QI têm aulas de ioga diariamente na preparação para o exame

ANGÉLICA FERNANDES
Rio - Vale tudo na hora de se preparar para o Enem. Entre uma aula e outra, alunos das cinco unidades do Colégio QI deixam a sala por pelo menos uma hora por dia para se dedicar à ioga. Amanhã, na véspera do concurso, as turmas farão um intensivo zen, para tentar conquistar tranquilidade e equilíbrio durante os dois dias de exame.
“Os alunos ficam com o emocional muito instável quando um concurso importante se aproxima. A ioga dá mais concentração e eles aprendem a lidar com a ansiedade”, explica o coordenador de pré-vestibular do Qi, Renato Pelizario.
A ioga dá mais concentração para o estudantes e eles aprendem a lidar com a ansiedade, diz coordenador
Foto:  Reprodução
O resultado é surpreendente. Depois que começou a praticar os exercícios na escola, a jovem Sabrina Bispo Andrade, 17, garante que sua disposição nos estudos dobrou. “Dá um ânimo diferente. Eu fico tão tranquila depois que faço as aulas de ioga que meu estudo flui”, conta Sabrina. 
A explicação para o sucesso da atividade é simples. Como os exercícios exigem controle da respiração, os alunos passam a ficar mais calmos. E os benefícios também se estendem ao corpo.“Fazemos exercícios que estimulam a circulação de sangue no cérebro. E os alongamentos ajudam na postura, o que é fundamental, já que eles vão passar horas sentados”, completa Pelizario.
Boatos de vazamento na Internet
Às vésperas do Enem, o que não falta são boatos sobre a prova. Nesta quarta, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desmentiu um gabarito que teria vazado nas redes sociais. O ‘anonymous enem’ no Twitter divulgou nesta quarta-feira à tarde o que seriam as respostas da prova rosa. A imagem foi compartilhada por mais de 10 mil usuários.
O Inep também desmentiu boatos sobre o tema da redação. Na internet e em algumas escolas do Rio, espalhou-se a informação de que seria sobre imóveis. Em nota, o instituto disse que “os boatos se propagam pelas redes sociais e acabam gerando polêmica”. A assessoria de imprensa do órgão garantiu que o sistema das provas foi averiguado e não foi encontrado nenhum indício de vazamento das questões. O Inep aproveitou para esclarecer que os gabaritos das provas só serão divulgados no dia 30, três dias após o final dos exames.

    Tags: Educação , Enem

    Nenhum comentário: