Portões são fechados e começa prova do Enem
Os locais foram abertos às 12h e fecharam às 13h, no horário de Brasília. Em 18 estados, o horário está diferenciado da capital federal
Brasília - Os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão fechados. Mais de 7,1 milhões de pessoas se inscreveram para o exame este ano. Neste sábado, a prova terá duração de quatro horas e meia e os candidatos vão responder a questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No total, serão 90 questões.
Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h, no horário de Brasília. Em 18 estados, o horário está diferentedo da capital federal.
Aisha Oliveira dos Santos, de 16 anos, também fez a prova em 2012 como preparação. Ela também disse que as escolas já direcionam os conteúdos para o Enem mas, a seu ver, um curso preparatório pode ajudar mais. "A prova não é muito difícil se você estudar. Mas fazer um curso preparatório, como eu fiz, é melhor." Ela pretende conseguir uma vaga para enfermagem na UFRJ. As provas de hoje, de ciências humanas e ciências da natureza, têm duração de 4h30.
Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h, no horário de Brasília. Em 18 estados, o horário está diferentedo da capital federal.
As provas serão aplicadas em 1.161 municípios, em mais de 15 mil locais de prova. Para o Enem, foram impressas 442 provas em braile para os candidatos cegos, 1.647 pessoas terão prova com letra ampliada e 5.849 vão receber a prova super ampliada. Os autistas e os que têm dislexia vão contar com o auxílio de leitores e transcritores. Haverá ainda intérprete de libras e auxílio para transcrição.
Clima é de expectativa
O clima entre estudantes que farão agora a tarde a primeira etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é de muita expectativa. Antes das 13h, as filas se formavam na porta de vários locais de prova, como a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Faculdade Estácio de Sá, ambas no centro da capital. Às 13h os portões foram fechados e como em anos anteriores, alguns estudantes chegaram atrasados e não puderam fazer a prova.
Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o clima antes da prova é de tranquilidade. Angélica Gama Boechat de Azevedo, de 18 anos, termina o ensino médio este ano mas fez a prova do Enem no ano passado "como experiência".
"Eu achei a prova mais difícil do que falavam, espero que este ano seja mais fácil. Espero conseguir porque eu fiquei estudando o ano inteiro. No ano passado eu consegui classificação, mas não para o curso que eu queria, que é gastronomia, na UFRJ. O curso é concorrido porque é o único em faculdade pública".
O estudante Artur Cardozo da Gama, de 17 anos, também fez a prova no ano passado mesmo antes de terminar o ensino médio. "Eu achei a prova cansativa porque eu não tinha me preparado antes, as últimas questões foram difíceis por causa do cansaço. Mas, este ano, acho que vai ser tranquilo, eu me preparei bastante. O conteúdo que eles cobram na prova é bem razoável, não é difícil".
Artur pretende fazer engenharia naval na UFRJ e diz que as escolas já estão preparando os alunos para o Enem, direcionando os conteúdos e aplicando questões de provas anteriores. "No ano passado consegui classificação para alguns cursos da UFF [Universidade Federal Fluminense] e da UFRJ, mas não para o que eu queria", diz o jovem.Aisha Oliveira dos Santos, de 16 anos, também fez a prova em 2012 como preparação. Ela também disse que as escolas já direcionam os conteúdos para o Enem mas, a seu ver, um curso preparatório pode ajudar mais. "A prova não é muito difícil se você estudar. Mas fazer um curso preparatório, como eu fiz, é melhor." Ela pretende conseguir uma vaga para enfermagem na UFRJ. As provas de hoje, de ciências humanas e ciências da natureza, têm duração de 4h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário