Rio -  “Imagina acordar e ver o mundo desabando sobre você com seu filho sendo acusado de um crime que ele nunca cometeu”. Para Neuralita da Silva, mãe do motoboy Rodrigo Marcelino, 25 anos, denunciado pelo Ministério Público por tráfico de drogas no Caju após relatório elaborado pela Polícia Militar, a ferida ainda está aberta. Os parentes temem novas injustiças, mas ficaram mais tranquilos com o indiciamento da Polícia Civil, até agora, de apenas três dos 10 acusados citados no documento, o que reforça a inocência da vítima.
Numa foto que foi anexada à investigação, homem segura fuzil na garupa de uma moto no Complexo do Caju | Foto: Divulgação
Numa foto que foi anexada à investigação, homem segura fuzil na garupa de uma moto no Complexo do Caju | Foto: Divulgação
“Estamos tentando recomeçar a vida. É difícil viver com uma acusação desta. Nada é como antes”, disse Neuralita.
Para a mãe de um dos suspeitos do relatório, que viu o nome do filho ser divulgado junto à imagem de um traficante e acompanhou por 10 horas a detenção de Rodrigo na delegacia, a intenção de processar o Estado ficou para trás. O desejo agora é por dias de paz. “Nunca mais conseguimos dormir bem. Queremos encerrar o assunto. Não queremos dinheiro. Pagamos nossas contas, só queremos tranquilidade, pois meu filho é tudo o que tenho na vida”.
Entre os ‘erros’ estava o caso de um adolescente. Na investigação da 17ª DP (São Cristóvão) foram apresentadas provas contra Luís Henrique Ferreira de Melo, o Angolano, Paulo Castilho Correia Filho, o Playboy, e Renan Magalhães de Lima, o Tropeço. Eles são acusados, segundo a Polícia Civil, por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Por precaução, parentes do adolescente não deixam mais ele ficar até tarde fora de casa. Por causa deste equívoco, a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima abriu inquérito para investigar a responsabilidade de dois oficiais na elaboração do relatório. Eles podem responder por falsidade ideológica, calúnia, falsa identidade, usurpação de função e exposição vexatória de adolescente.