Incêndio destrói lojas na região da Saara
POR FLAVIO ARAÚJO

Incêndio destrói sobrado no Centro | Foto: Osvaldo Praddo / Ag. O Dia
Bombeiros de seis quartéis conseguiram controlar as chamas - que se propagaram rapidamente em materiais extremamente inflamáveis do estoque como plástico, isopor, couro, tecidos sintéticos, tintas, solventes e cola - por volta das 4h da manhã. Um bombeiro chegou a ser atingido quando a fachada do prédio desabou. Ele foi atendido no local e teve ferimentos leves. Não houve registro de outros feridos.

Chamas iluminam sacada de prédio na Rua Buenos Aires, no Centro | Foto: Osvaldo Praddo / Ag. O Dia
"Somente perícia poderá apontar as causas, mas esses relatos de duas pessoas no telhado e a velocidade com que as chamas se propagaram nos obriga a não descartar a hipótese de crime. Tivemos muita dificuldade de combater o fogo por se tratar de um imóvel antigo que, com a temperatura de mais de 1000°C, teve a estrutura entrando em colapso, com queda de lajes e paredes". avaliou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e secretário de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões.

Bombeiros tentam apagar o fogo que destrói lojas na região da Saara | Foto: Osvaldo Praddo / Ag. O Dia
Segurança da Saara, Luís Afonso Leal, contou que demorou cerca de 40 minutos entre o primeiro contato que fez com o Corpo de Bombeiros pelo celular e a chagada do primeiro caminhão-pipa da corporação. "Liguei para 193 e só dava ocupado durante dez minutos. Eu vi o começo do fogo, saía uma fumacinha e não conseguia falar com eles. Desisti e liguei para a PM. Falei logo, mas a atendente do 190 disse que precisava confirmar meu telefone e demorou mais dez minutos para ligar de volta e se certificar que não era trote. Quando acionaram o bombeiro, as chamas já estavam altas", relatou. Ainda de acordo com Luís, faltou água em hidrantes e veículos no início do combate ao incêndio.
O coronel Sérgio Simões negou que tenha faltado água e ironizou a informação sobre a demora para o atendimento. "A história sempre se repete. Sempre há relatos que os bombeiros demoram em todas as ocorrências no Rio de Janeiro, mas isso não se confirma com a nossa presteza na ação. Garanto que chegamos aqui em 4 ou 5 minutos depois da primeira ligação para o 193 e já sabíamos da extensão", afirmou.

Incêndio de grandes proporções destrói lojas e sobrado na região da Saara | Foto: Osvaldo Praddo / Ag. O Dia
De acordo com o coronel Sérgio Simões não havia ainda decisão sobre a abertura da Rua Buenos Aires na manhã deste sábado, quando a Saara deverá ter grande movimento de clientes por conta da Páscoa. "Vamos realizar logo cedo uma avaliação com engenheiros e decidir sobre a liberação da rua. Precisamos ter certeza de que não há risco de mais desmoronamentos", adiantou o coronel.
Veja vídeo do incêndio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário