Rio -  Jorginho completa um mês no comando do Flamengo amanhã com mais a se preocupar do que a comemorar. A vitória sobre o Fluminense, no entanto, mostrou-lhe um caminho a seguir em busca de uma equipe competitiva. Nesta quarta, o time dá mais um passo nessa direção, contra o Remo, às 22h, no Estádio Raulino de Oliveira.
Jorginho reforçou necessidade de reforços no Fla | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Jorginho tenta melhorar rendimento da equipe | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Pela primeira vez o treinador repetirá uma escalação. Hernane e Gabriel, recuperados das dores nas costas e do resfriado, respectivamente, estão liberados.

“Existe uma máxima no futebol, até nas peladas, de que time que ganha não se mexe. Deu certo, a equipe foi bem, consistente, jogadores com vontade. No momento é a equipe ideal”disse Jorginho, que ressaltou a importância de repetir a escalação para mapear as necessidades do grupo.

“Temos que fazer uma avaliação mais profunda do que queremos para o Brasileiro e Copa do Brasil. Quanto mais pudermos repetir, a equipe ganha entrosamento e vamos definindo o time”, emendou.

A vitória no clássico jogou luz sobre o tortuoso percurso percorrido por Jorginho até agora no comando do Flamengo. Foram seis jogos: três vitórias, dois empates, uma derrota — aproveitamento de 61% — e a eliminação da Taça Rio. O treinador tenta deixar os tropeços para trás.

“Foi um mês extremamente difícil pela falta de tempo para trabalhar, precisei conhecer todos os jogadores. Talvez isso atrapalhou um pouco os objetivos no carioca. Tem que virar a página, não adianta pensar no que passou”.

O obstáculo desta noite é, na teoria, fácil de ser superado. Por ter vencido a partida de ida por 1 a 0, fora de casa, o Rubro-Negro joga por qualquer empate. Uma vitória do Remo por 1 a 0 leva a disputa para os pênaltis, e qualquer outro resultado a favor dos paraenses elimina o Flamengo.

Mas Jorginho ignora o risco de desvio de rota: “ Meu pensamento é positivo. Respeito o Remo, vimos como foi difícil, mas não penso nessa hipótese (eliminação)”.