Rio -  O diabo às vezes pode estar acusando pessoas do bem de serem diabos, para que o senso comum (que quase sempre não questiona o inverso dos discursos), não atente para o fato de que alguns que posam de bonzinhos religiosos possam estar sendo movidos pela maior das diabruras: lobo em pele de cordeiro.
Pouca gente percebe que a religião é a perfeita caverna para onde os demoníacos rumam, porque fora destes esconderijos seriam facilmente reconhecíveis. Como perceber a má índole no Reino que seria da bondade? Dificílima tarefa, bem-vindos ao mundo real, onde sempre bestas-feras são os outros.
Todo religioso é Santo? Quanto da pregação que sai da boca do homem se declarandomovido pela magnânima visão de um universo cheio de religiosidade, engana as multidões? Pode a religião, verbalizada por homens, esconder a maldade?
Se eu me digo ungido pelo toque superior de Deus, talvez este seja o maior e melhorescudo para me blindar desde o princípio de uma possível desconfiança, pois sempre eu reconheço e aponto o grande capeta nos outros, afastando a existência dele em mim. Sendo fiscal, jamais pensarão que posso ser a personificação dele.
Quais são as qualidades de um bom Lúcifer? Primeiro ele é melhor e mais esperto que o resto. Ou pelo menos se sente assim, acredita nisto! Portanto se sentir melhor que outros humanos que não compartilhem a mesma crença, é de péssimo tom.
O cramulhão jamais amaria seus semelhantes como a si mesmo (inclusive aqueles que fazem coisas diferentes dele, porque perdão não é um conceito que ele domine). O sarnento precisa ser intolerante com a diversidade, única forma de apontar quem tem que ir para seus domínios, o inferno. Se aceitar a possibilidade outra, não será preciso purgatório nem a danação. Ele seria um Coisa-Ruim sem teto, sem terra, digo, Belzebu sem inferno. Onde reinaria? Qual seria a sua casa?
Outra característica de Satã é que ele é desrespeitoso com velhas senhoras negras, que passaram a vida fazendo o bem, e morreram pobre. Ele esculacha os mais velhos; ignorapai e mãe pois não os teve. Ele vai passando seu rolo compressor indistintamente, enganador e semeador de confusão que é.
E como possui rabo (enfiaram-lhe o ferro quente e de lá tiraram a tripa que o denuncia), ele tem fixação em retos e ânus, âmago e centro da vida. Existe para legislar sobre este centro nervoso dos sodomitas. Daí a sabedoria popular: vai de retro, Satanás. Pasmem: o Diabo mora em Brasília, veste paletó, e preside comissões benfeitoras. Sabe a dor e a delícia de ser quem é!