domingo, 26 de maio de 2013

Em missa, papa Francisco defende batismo de filhos de mães solteiras

Em missa, papa Francisco defende batismo de filhos de mães solteiras

"somos muitas vezes controladores da fé, em vez de facilitadores" afirma líder religioso ao se referir a padres que são contra a este batismo

AGÊNCIA BRASIL
Vaticano (Itália) - Em missa na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, o papa Francisco defendeu neste sábado o batismo de filhos de mães solteiras. “Somos muitas vezes controladores da fé, em vez de facilitadores”, disse o papa ao se referir a algum padre que se recusa a batizar uma criança filha de mãe solteira. “Essa mulher teve a coragem de continuar a gravidez. E o que encontra? Uma porta fechada?”, disse.
“Isso não é zelo, isso é distância de Deus. Quando fazemos este caminho com esta atitude não estamos ajudando o povo de Deus”, acrescentou. “Jesus instituiu sete sacramentos e, com este tipo de atitude, estamos criando um oitavo, o sacramento da alfândega pastoral”, disse. Antes de ser papa, quando era o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio incentivava padres e bispos a batizarem as crianças nascidas fora do casamento.
O papa citou durante a missa outro exemplo: um casal de noivos que queria marcar a data do casamento e foi alertado pelo sacerdote de que precisaria pagar enfeites, cantos. Francisco disse que, no caso, o casal encontrou "as portas da Igreja fechadas quase como sinal de impedimento para a união". Participaram da cerimônia cerca de 70 pessoas de diversas partes da Itália e de outros países.


    Nenhum comentário: