Incêndio na Austrália começa a ser controlado, mas ainda ameaça casas
Incêndio na Austrália começa a ser controlado, mas ainda ameaça casas
Vários bairros de Sydney estão cobertos de cinzas e fumaça. O governo estadual decretou estado de emergência
REUTERS
Austrália - Bombeiros australianos continuaram combatendo nesta quarta-feira o gigantesco incêndio florestal nos arredores de Sydney, mas o clima ameno contribuiu para que o fogo não atingisse proporções catastróficas, e alguns desabrigados foram autorizados a voltar para casa.
Mas a crise está longe de ter terminado, e novos focos de incêndio continuam surgindo e se espalhando por causa do vento forte nos montes Blue.
Nesta quarta, moradores de pequenas cidades nos montes Blue foram orientados a fugirem para a região metropolitana, mas à noite alguns já estavam voltando para suas casas.
Cerca de 60 incêndios permanecem ativos no Estado de Nova Gales do Sul, onde fica Sydney, e mais de 2.000 bombeiros estão envolvidos na sua contenção, enquanto moradores usam mangueiras dos seus jardins para tentar salvar suas casas.
Mais de 200 imóveis já foram destruídos pelo fogo em Nova Gales do Sul desde quinta-feira, quando incêndios devastaram ruas inteiras na periferia de Sydney. Um homem morreu de ataque cardíaco quando tentava salvar sua casa.
Bombeiro caminha por área devastada após conter parte de incêndio em território australiano
Foto: Reuters
Shane Fitzsimmons, comissário do Serviço de Incêndios Rurais do Estado, disse que "o risco foi evitado" e que os desabrigados podem voltar para suas casas, mas que a situação ainda pode se deteriorar novamente por causa do calor e dos ventos fortes.
"Não vou descansar até que eu saiba que as coisas se assentaram nas próximas 24 horas mais ou menos, e começarmos a ver alguma consolidação realmente boa das linhas de controle e um maior controle desses incêndios."
Os incêndios já consumiram mais de 120 mil hectares de mata, num perímetro de cerca de 1.600 quilômetros. Os bombeiros temem que ventos fortes provoquem nos próximos dias a união de diversos focos, criando um gigantesco incêndio.
Vários bairros de Sydney estão cobertos de cinzas e fumaça. O governo estadual decretou estado de emergência, o que lhe permite retirar moradores compulsoriamente de áreas ameaçadas, evitando uma repetição do "sábado negro" de 2009, quando 173 pessoas morreram por causa de um incêndio descontrolado no vizinho Estado de Victoria.
As seguradoras já receberam pedidos de indenização num total equivalente a 90 milhões de dólares, e o governo de Nova Gales do Sul declarou estado de emergência, o que lhe permite ordenar desocupações de imóveis.
Milhares de bombeiros, inclusive de outros Estados e da Nova Zelândia, participam da operação, usando centenas de caminhões e 90 aeronaves.
A polícia deteve vários menores suspeitos de iniciarem incêndios. Outros focos foram causados pela movimentação de cabos elétricos em decorrência dos ventos fortes, segundo os bombeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário