sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Pai de Snowden vai à Rússia visitar filho asilado

Pai de Snowden vai à Rússia visitar filho asilado

Autoridades russas e o advogado do americano não divulgaram a localização dele

REUTERS
Moscou - O pai do ex-prestador de serviço de inteligência dos Estados Unidos Edward Snowden chegou nesta quinta-feira a Moscou para visitar o filho, que recebeu asilo na Rússia depois de revelar detalhes sobre programas de espionagem do governo dos EUA.
Falando no aeroporto Sheremetyevo, onde seu filho passou semanas retido antes de receber asilo na Rússia, Lon Snowden disse que há meses não tem contato direto com Edward, mas que sente "extrema gratidão pelo fato de meu filho estar seguro e protegido e estar livre".
O jovem norte-americano, de 30 anos, é acusado pelos EUA de ter colocado em risco a segurança nacional ao divulgar informações sigilosas. A concessão de asilo a ele azedou ainda mais as já turbulentas relações entre Moscou e Washington.
As autoridades russas e o advogado russo que assiste Snowden, Anatoly Kucherena, não divulgaram a localização dele.
"Sou pai dele, eu o amo, e certamente espero ter oportunidade de ver meu filho", disse Lon Snowden, acrescentando: "Não tenho certeza de que meu filho irá algum dia voltar para os EUA".
As revelações de Snowden causaram atritos entre os EUA e países espionados, como Alemanha e Brasil, e fizeram com que muitos admiradores o descrevam como um paladino dos direitos humanos. Para os críticos, trata-se de um traidor.
Lon Snowden disse desconhecer as intenções do seu filho, mas afirmou acreditar que ele não se envolveu na publicação de nenhuma informação desde que chegou à Rússia, pois estaria "simplesmente tentando se manter saudável e seguro".
Do aeroporto, Lon Snowden e o advogado foram levados para o estúdio de uma TV estatal, onde concederiam entrevista exclusiva ao vivo, o que indica que a visita está sob forte controle governamental.
Kucherena disse esperar que o ex-técnico de inteligência encontre rapidamente um emprego na Rússia, possivelmente nos setores de tecnologia da informação ou direitos humanos, porque suas economias estão praticamente esgotadas, e ele sobrevive modestamente à base de doações.
Mais tarde, ele disse que os Snowden, pai e filho, vão se encontrar na quinta-feira, mas que Lon precisará viajar "um bom número de quilômetros".
    Tags: Snowden , Pai

    Nenhum comentário: