Coreia do Norte - A Coreia do Norte ameaçou neste sábado fechar o complexo industrial binacional que mantém com a Coreia do Sul na cidade norte-coreana de Kaesong, após a o país ter declarado “estado de guerra” com o seu vizinho do sul aumentando a tensão entre os dois países. A notícia foi publicada pela agência pública de notícias norte-coreano Korean Central News Agency (KCNA).
A ameaça da empresa pública norte-coreana responsável pelo complexo, localizado a 10 quilômetros a norte da fronteira entre as duas Coreias, surge depois do governo da Coreia do Norte anunciar na quarta-feira que iria cortar a última linha direta com Seul (Coreia do Sul).
"Estamos preparados para fechar o complexo industrial se a Coreia do Sul tentar danificar a nossa dignidade nem que seja só um pouquinho", disse a empresa norte-coreana em um comunicado divulgado pela agência KCNA.
Parque Industrial de Kaesong, que tem um volume de negócios de cerca de 1,5 mil milhões de euros, abriu em 2004 para simbolizar a reconciliação das duas Coreias e tem funcionado continuamente, apesar das repetidas crises entre os dois países. Trabalham no complexo 50 mil norte-coreanos e 123 empresas sul-coreanas têm sede no parque industrial.
Kaesong foi escolhido para combinar a tecnologia e experiência da Coreia do Sul com a gestão a baixo custo da Coreia do Norte e é uma zona teoricamente desmilitarizada, mas fortemente armada e vigiada.

As informações são da Agência Brasil