Rio -  Com a conclusão, até o fim de 2014, dos cerca de três mil apartamentos do programa “Minha Casa Minha Vida” em Maricá, a cidade será a primeira no estado a zerar o seu déficit habitacional. A conta positiva foi fechada com a assinatura pelo prefeito Washington Quaquá, na sede regional da CEF, em Niterói, do contrato para a segunda fase do programa no município, que prevê a construção de mais 860 unidades em Inoã.
Segundo a construtora Sertenge, a primeira fase, com 600 apartamentos, será concluída e entregue ao público em dezembro deste ano.
“Nosso déficit habitacional estava calculado em 1.800 unidades, portanto somos o primeiro município a zerar”, comemorou Quaquá.
A Sertenge vai erguer os condomínios em Inoã (1.460 unidades) e Itaipuaçu (1.472) para famílias de baixa renda. Também para o fim de 2013 está prevista a entrega do condomínio Carlos Marighella, em Itaipuaçu.
As casas populares — cerca de três mil — terão infraestrutura física (água, luz, esgoto) e social (área de lazer, praça, academia da Terceira Idade), creches e espaços para implantação de oficinas de geração de renda.
Parte dos apartamentos será destinada a famílias em risco social. Até agora aprefeitura já cadastrou 400 famílias.