Rio -  O Município de Duque de Caxias ganhou segunda-feira passada uma nova estação de trem, no bairro Corte 8, localizada no ramal Saracuruna. Esta é a centésima estação da SuperVia e a sexta a ser instalada na cidade da Baixada Fluminense.
Nova estação da SuperVia no Corte 8, em Duque de Caxias: mais conforto e melhores condições de acessibilidade para os mor | Foto: Divulgação
Nova estação da SuperVia no Corte 8, em Duque de Caxias: mais conforto e melhores condições de acessibilidade para os mor | Foto: Divulgação
Com investimento de R$ 10 milhões, a mais nova estação, que deve atender a cerca de 30 mil moradores, conta com piso tátil, rampas de acesso e novo modelo de cobertura para diminuir a sensação térmica, absorvendo o calor. A Corte 8 fica entre as estações Gramacho e Duque de Caxias, a dois quilômetros de cada uma.
Presente na inauguração, o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, apontou os avanços do setor no estado. “A SuperVia tem avançado e sabemos que temos muito chão ainda para caminhar. Então, queremos chegar ao fim de 2014 com nossos trens com ar-condicionado, estações modernas e dando cidadania e dignidade a um transporte público”, disse Pezão.
Segundo o secretário de Transportes, Julio Lopes, a estação Corte 8 deverá atender a aproximadamente 5 mil usuários, em média, por dia.
“Nossa expectativa é atendermos imediatamente de 3 a 5 mil usuários por dia, com uma melhora enorme do conforto e na acessibilidade das estações”.
Segundo o presidente da concessionária, Carlos José Cunha, a Corte 8 é representativa ao adotar um novo conceito de estação.
“Esperamos que a comunidade usufrua desta alternativa de transporte que estamos disponibilizando. Esta estação mostra uma mudança de conceito nas estações. Elas, em geral têm cerca de cem anos, havia o conceito de subir uma passarela, e a acessibilidade era difícil”, afirmou o presidente da SuperVia.