Rio -  Dois policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro do Alemão foram transferidos após serem ameaçados de morte por traficantes da região, relataram colegas deles ao DIA ontem. Frases com erros de ortografia — ‘Vae morre Andre Martins’ e ‘Vae morre, Cigano (identificado por colegas como Douglas)’ — estão pichadas em muros da favela e ilustram a violência que voltou a tomar conta da comunidade.
Pichação supostamente feita por traficanteameaça umpolicial militar, que, segundo colegas, foi transferido | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia
Pichação supostamente feita por traficanteameaça umpolicial militar, que, segundo colegas, foi transferido | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia
“Há pelo menos dois anos não passava uma noite em claro”, lamentou mulher, que vive há 22 anos perto da Pedra do Sapo, onde contêiner da UPP virou alvo de disparos ontem pelo segundo dia seguido. Bandidos também estariam atacando veículos particulares de PMs da UPP. Segundo denúncia de um militar, na segunda-feira um policial teve o veículo depredado no Alemão. No fim de semana, o carro de outro PM pegou fogo, com a explosão de granada.

“Poderiam, pelo menos, colocar aqui cabine blindada. Estamos abandonados, ao lado de uma lixeira, com vazamento de esgoto na porta e alvo de tiros”, reclamou um PM. Segundo colegas dele, o local deixou de ser atacadista de drogas, mas hoje o movimento funciona no esquema de varejo. “Bandidos passam rádio para a gente pedindo: ‘Deixa a gente trabalhar, chefia’. Eu respondo sempre: ‘Trabalha aí, mas, se eu pegar, está preso’”, relatou um PM.

O Comando de Polícia Pacificadora (CPP) confirmou a transferência do soldado Douglas Marques para o 41º BPM (Irajá). Ainda segundo o CPP, o policial André Martins pertence ao efetivo da UPP Alemão e informou que não planeja colocar cabine blindada no Alemão, pois isso ‘contrariaria a lógica das UPPs, que é de polícia comunitária’.