sexta-feira, 28 de junho de 2013

Cláudio Nascimento: Cura Gay: a escuridão que ronda o arco-íris

Cláudio Nascimento: Cura Gay: a escuridão que ronda o arco-íris

Hoje é o Dia Mundial do Orgulho LGBT, data simbólica para as lutas e conquistas de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais

O DIA
Rio - Hoje é o Dia Mundial do Orgulho LGBT, data simbólica para as lutas e conquistas de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais. A celebração é em virtude da Revolta de Stonewall, em Nova York, quando, cansados das rotineiras batidas policiais homofóbicas, LGBTs reagiram por três noites com seu desfecho no dia 28 de junho de 1969. A revolta começou no bar Stonewall Inn e alastrou-se para todo o bairro Greenwich Village. As palavras igualdade, dignidade, atitude e orgulho foram as mais entoadas naquele momento, marco do novo movimento em defesa do direito de existir e expressar o afeto e a sexualidade. Em 1970, os nova-iorquinos tiveram a sua primeira parada gay para celebrar a data, seguida por várias em todo o mundo. No Brasil, mais de 200 cidades também a observam, cobrando direitos de LGBT, denunciando a homofobia e a tentativa de setores políticos e religiosos fundamentalistas de impedir o avanço da cidadania para esse público.
Ainda que em 1970 tenha sido despatologizada pelas associações internacionais de psicologia e psiquiatria, e em 1985 ter sido retirada do código brasileiro de doenças e também em 1993, pela Organização Mundial de Saúde, a homossexualidade vem sendo perseguida por setores que insistem em tratá-la como doença. Recentemente teorias de reversão da orientação sexual foram descartadas pelos próprios autores. Nessa semana, a Exôdus, a conservadora organização religiosa, que atuou por décadas com tais teorias, pediu perdão aos homossexuais que passaram por seus tratamentos e reconheceu a sua ação como discriminatória e danosa.
Hoje, sob a liderança do pastor Marco Feliciano, insistem na aprovação do projeto de lei de ‘Cura Gay’, que, se for concretizada, revogará artigos de resolução do Conselho Federal de Psicologia, que proíbem a participação de psicólogos em programas que atuem na tentativa de tratamento dos LGBTs. Se alguém precisa de tratamento são esses senhores paladinos da moral.

Coordenador do Rio Sem Homofobia e superintendente da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos

Nenhum comentário: