sexta-feira, 28 de junho de 2013

Tem troféu em campo? Chama o Felipão

Tem troféu em campo? Chama o Felipão

Treinador tem grande retrospecto em finais pela seleção brasileira

RODRIGO STAFFORD E HUGO PERRUSO
Rio - Luiz Felipe Scolari é um dos técnicos mais motivadores que existem no Brasil. Muitas vezes ele conseguiu transformar um grupo com deficiências em um time campeão, principalmente se o torneio for eliminatório. Dos principais títulos de Felipão, 13 foram em torneios curtos. Além disso, o treinador tem uma marca curiosa em suas passagens pela Seleção: tem o melhor aproveitamento em jogos oficiais do que em amistosos.
Felipão vibra após levar a seleção brasileira à final da Copa das Confederações
Foto:  Reuters
Felipão já dirigiu o Brasil em 38 jogos, sendo 22 jogos oficiais e 16 amistosos. O aproveitamento do treinador é bem maior quando o jogo vale um troféu. Em amistosos, Felipão conseguiu 66,6% dos pontos disputados, mas quando o assunto é jogo oficial, esse aproveitamento chega a incríveis 76,19%.
Com relação aos amistosos, a explicação é simples. Quando dirigiu a Seleção pela primeira vez, enfrentou times sem tradição, como Malásia, Arábia Saudita, Bolívia e Panamá. Agora, em sua segunda passagem pelo comando, jogou contra seleções do primeiro nível, como França, Itália e Inglaterra, além da Rússia.
Scolari é o recordista de vitórias seguidas na história da seleção brasileira. Já são 12 em jogos oficiais: uma marca que começou a ser construída nas Eliminatórias da Copa de 2002, contra a Venezuela.
SUCESSO NOS CLUBES
O principal objetivo de Felipão é formar a “Família Scolari” por</MC><CW-8> onde passa. Ele tem a metodologia de motivar os jogadores em torno de uma meta e os resultados são positivos, principalmente em competições de tiro curto. Foi assim que ele conquistou quatro vezes a Copa do Brasil com três times diferentes — Criciúma (1991), Grêmio (1994) e Palmeiras (1998 e 2012)—, além da Libertadores de 1999 pelo Verdão.
No Chelsea, lidando com alguns dos jogadores mais consagrados do mundo, a receita do treinador, que era chamado de “Big Phil” na Inglaterra, não deu certo e ele acabou sendo demitido após desavenças com os astros Drogba e Anelka. O único título de Felipão por pontos corridos foi no Uzbequistão, em 2009.
Sendo a Copa das Confederações e do Mundo competições de tiro curto, por que não apostar na Família Scolari?


    Nenhum comentário: