Eleições 2014: 22 milhões identificados pela biometria
Eleições 2014: 22 milhões identificados pela biometria
Quatro estados e 844 cidades terão votação pelo novo processo. Niterói é uma delas
AGÊNCIA BRASIL
Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estima que dos 140 milhões de eleitores brasileiros 22 milhões serão identificados nas urnas por meio da biometria para o pleito do ano que vem. De acordo com o Tribunal, o recadastramento biométrico estará concluído em quatro estados e 844 municípios de outras unidades da Federação. No Rio, Niterói terá votação por biometria.
O objetivo é combater a fraude eleitoral e acelerar ainda mais o processo de apuração dos votos. Quem não fizer o recadastramento nas cidades mapeadas pelo TSE terá o título de eleitor cancelado. A biometria foi introduzida pela Justiça Eleitoral após mais de 20 anos de processo manual de votação, com urnas de lona e cédulas de votação de papel. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, o principal objetivo é evitar lentidão nos locais de votação e fraudes na apuração dos votos.
Eleitores que não se cadastrarem para a biometria terão título cancelado
Foto: Divulgação / Agência Brasil
“Por meio da tecnologia, nós quebramos esse paradigma e transformamos o processo eleitoral, mitigando a intervenção humana do processo. À medida que diminuímos a intervenção humana no processo, nós conseguimos, por meio da tecnologia, celeridade, exatidão e, principalmente, a possibilidade de se introduzir mecanismos de segurança e transparência", disse Janino à Agência Brasil.
De acordo com o secretário, a biometria garante ao eleitor que não haverá fraude na identificação, além de tornar secundário o documento de papel. “A biometria elimina a possibilidade de uma pessoa se passar por outra. Retira o poder do mesário de decisão e implementa mecanismos tecnólogos precisos de identificação eleitoral”, disse Janino.
Os quatro estados que terão eleição só pela biometria são Sergipe, Alagoas, Amapá e Distrito Federal, além de 844 municípios. Para saber se deve fazer o recadastramento neste ano, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral de sua cidade ou acessar a página da internet:www.tse.jus.br. O prazo vai até dia 31 deste mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário