Rio -  Uma das principais surpresas do Salão de Nova York — o evento teve início ontem e vai até dia 7 de abril. Estamos falando do Audi A3 Sedan, versão que há muito a marca das quatro argolas mantinha guardada a sete chaves e que finalmente decidiu revelar ao mundo. Sedã derivado do hatch A3, o modelo será lançado na Europa no segundo semestre e já está com o passaporte devidamente carimbado para desembarcar no Brasil em 2014.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Brasil, por sinal, é forte candidato a produzir o novo três-volumes. Isso porque a Audi estuda voltar a fabricar o A3 Sportback em São José dos Pinhais, no Paraná, junto com o Golf 7, já confirmado. E para otimizar a linha de produção, o A3 Sedan também estaria nos planos, conforme Automania noticiou na edição do dia 16 de março — entre os anos de 1999 e 2006, a Audi, aliás, fabricou o A3 em São José dos Pinhais.
Com dimensões próximas às do Toyota Corolla e do Honda Civic — o porta-malas tem capacidade para até 425 litros de bagagens —, o A3 Sedan mantém o padrão luxuoso da Audi. Entre os destaques, o habitáculo com diversos mimos tecnológicos. Um deles é o sistema de entretenimento composto por tela de sete polegadas para DVDs, comando de voz, disco rígido de 64 GB e acesso à Internet.
Montado sobre a mesma plataforma do hatch — a MQB —, o A3 Sedan chegará ao mercado europeu com três motorizações — duas a gasolina e uma a diesel, sendo que todas com quatro cilindros, com injeção direta de combustível e turbo. As unidades a gasolina são a 1.4 l com 140 cv de potência e 1.8 l com 180 cv. Já a diesel tem 2.0 l 150 cv de potência.
As três motorizações presentes no A3 Sedan podem trabalhar com um câmbio manual de seis marchas ou com a transmissão automatizada de sete velocidades e dupla embreagem. E ao contrário de outros modelos da Audi, que contam com tração integral — Quattro —, o A3 Sedan tem tração dianteira