Rio -  O processo de pacificação por que as comunidades do Rio de Janeiro vêm passando chegou a momento crucial: fuzis, granadas e ‘caveirões’ já não são necessários. O Estado se fez presente, restituindo a ordem e reduzindo o poder do tráfico de drogas. Pois bem, essa é a hora de mostrar para o morador da favela que ele também é cidadão e conscientizar o morador do asfalto de que a comunidade é parte da cidade, acessível como qualquer outra. E uma das mais eficientes ferramentas encontradas para fazer esta ponte foi o esporte.
Em 2012, parceria entre a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o Comando de Polícia Pacificadora e a X3M Sports Business deu origem ao projeto ‘De Braços Abertos’. A iniciativa promoveu o ‘Rocinha de Braços Abertos’, ação que envolvia cursos de capacitação profissional, concursos de grafite e fotografia e uma corrida de rua que reuniu mais de dois mil participantes e movimentou mais de R$ 100 mil na comunidade. De lá para cá, o projeto já passou por Vidigal, Chácara do Céu, Manguinhos e Jacarezinho, e este ano deve nos levar a novas comunidades.
O projeto na Rocinha, hoje, abrirá o calendário de 2013 e, mais uma vez, esperamos a participação maciça da comunidade e uma incrível integração com corredores do ‘asfalto’. Depois desta prova-embrião, ganhamos seguidores que descobriram um novo Rio através da corrida, provamos que não há limites para o esporte e aprendemos muito com a empreitada. De todo o aprendizado conquistado com o ‘De Braços Abertos’, uma filosofia do Bope se aplica perfeitamente à ideia que queremos passar para osmoradores destas comunidades: vá e vença!
Diretor da X3M Sports Business, organizadora, em parceria com a PM, do Projeto de Braços Abertos