quinta-feira, 14 de março de 2013

Jorge Bergoglio é o novo Papa


Nesse dia 13 de março de 2013 foi eleito o novo Papa. O argentino eleito escolheu como nome Francisco I. O conclave, reunião de cardeais, escolheu o sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana. A fumaça branca apareceu na chaminé no teto da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que os 115 cardeais eleitores já escolheram o nome do novo líder dos católicos, provavelmente na quinta votação secreta do conclave. A fumaça apareceu por volta das 19h08 locais (15h08 de Brasília). Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram em festa pela escolha do 266º pontífice. Existia a expectativa de que um brasileiro fosse Papa, mas aos 76 anos Jorge Bergoglio foi o grande eleito.

Vaticano nas redes sociais

A página oficial do Vaticano no Twitter, que serve para fazer a comunicação dos fiéis, tuitou uma mensagem com a famosa frase em latim que anuncia o fim do período de Sé Vacante e a escolha de um novo papa, após a renúncia do Papa Emérito Bento XVI. Nos minutos que vieram em seguida que a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, em Roma, o perfil tuitou “HABEMUS PAPAM”, seguido de diversos emoticons que parecem comemorar o anúncio da escolha do novo pontífice. Em menos de 30 minutos depois a mensagem ser publicada, a frase foi retuitada mais de 6 mil vezes. O perfil do Twitter Vaticano possui mais de 36 mil seguidores.
  

Relembre Renúncia de Bento XVI

No dia 11 de fevereiro Bento XVI anunciou que gostaria de renunciar seu cargo. No dia 28 de fevereiro o afastamento foi efetivado. Ele foi o primeiro pontífice a renunciar em mais de seis séculos. Desde que deixou oficialmente o cargo, Bento XVI está em Castel Gandolfo, a residência de verão dos Papas, que fica a cerca de 25 km do Vaticano. Ele ficará por lá por dois meses e depois ficará recluso num antigo convento sobre as colinas do Vaticano, com vista para a cúpula da Basílica de São Pedro.

Nenhum comentário: